Sunday, February 18, 2007

Saladinhas!

Saborosa e leve, uma saladinha é uma delícia e o ideal depois de tanta receita doce! ;)
Além de um prato rápido, é muito versátil... infinitas combinações, cores, com fruta, queijos, molhos variados... basta ir misturando uma coisa a outra e dando asas à imaginação!

Mais uma vez trago uma "dobradinha" de receitas. Uma, a primeira, faz parte daquele tipo de receita que, meio sem pedir licença, invade devegarinho a mente e pronto!... não tem que a tire dali!... a outra, a segunda, é do tipo de receita, que, quando se está folheando uma revista, não tem como não notar...

Duas ótimas opções simples pra surpreender e dar uma sabor diferente ao dia-a-dia.



SALADA DE FOLHAS MISTAS COM GROSELHA VERMELHA

E QUEIJO DE CABRA


Para esta salada, é preciso:

um pouco de folhas mistas (alface, radicchio, indivia, valeriana);

cachinhos de groselha vermelha;

queijo de cabra;

azeite de oliva;

sal e pimentas mistas moídas.



Lave as folhas e rasgue-as um pouco. Deixe-as secar e depois disponha-as nos pratos.



Lave também as groselhas e salpique-as sobre o prato com as folhas.


Rale o queijo de cabra num ralo grosso (ou também pode ser usado cortado em cubinhos) e disponha também ele sobre as folhas.



Regue tudo com um fio de azeite e um pouco de sal. Depois, para completar, moa um pouquinho do misto de pimenta sobre o prato. E pronto, pode servir! :)



Uma segestão é também a de servir com funghi porcino fresco e nozes!




***




SALADA DE FOLHAS COM CEBOLA, ATUM, MAÇÃ VERDE,


NOZES E SEMENTES DE ROMÃ



Os ingredientes para esta salada são:



folhas de alface;

folhas de rúcula;

1 cebola em anéis finos;

1 maçã verde em lascas;

atum ralado;

nozes picadas;

sementes de 1 romã;

azeite;

sal e pimenta a gosto.



Lave as folhas de alface e de rúcula, deixa-as secar e disponha-as nos pratos. Depois misture com cuidado o atum ralado. Disponhas os anéis de cebola, as pétalas de maçã verde, as nozes e as sementes de romã.

Regue com o azeite e salpique sal e pimenta a gosto.



BUON APPETITO!!!!

Versione in italiano in costruzione!!!













Labels:

Monday, February 12, 2007

The sweetest thing


Sabe aquelas receitas que a gente vai deixando lá... no fundo de uma gaveta... esperando uma boa ocasião para experimentá-la? E no fim vai passando o tempo e ela ainda lá... mas eis que é finalmente chegada a ocasião, nada melhor do que São Valentino pra festejar com um petit gateau a dois! Tres chic! Et tres romantic!


Sem uma origem oficial, apesar do nome francês (bastante vago, visto que petit gateau significa apenas "bolinho" em francês!), dizem que foi acidentalmente criado quando um chef em Nova York percebeu que havia calculado mal o tempo e a temperatura do forno. De fato, o petit gateau é característico pela casquinha crocante por fora e um recheio cremoso, como uma calda quentinha... e que geralmente é servido com uma bola de sorvete de creme ou outras variações. A receita mais comum é aquela com chocolate escuro, geralmente meio amargo, mas hoje em dia, existem infinitas receitas... com recheios de laraja, goiaba, creme inglês... ou ainda com um toque de alguma bebida alcólica, como o uísque.


Pra São Valentino então, resolvi experimentar uma receita diferente e eis o resultado:





PETIT GATEAU DE CHOCOLATE BRANCO COM CALDA DE AMARENA




Os indredientes são:


300g de chocolate branco;
200g de manteiga;
1 1/2 colh (de sopa) bem cheia de mel;
6 ovos;
1/2 xícara (de chá) de açúcar;
algumas gotas de essência de baunilha;
uma pitada de sal;
1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo.




O grande segredo do petit gateau é a temparatura do forno, que deve ser o mais quente possível!!! Então, a primeira coisa a ser feita para o preparo deste bolinho é pré-aquecer o forno a temperatura já alta (250 graus).


Em seguida, unte forminhas individuais descartáveis (eu usei aquelas de silicone, que também funcionam, mas como é muito delicado por ter um recheio cremoso e deve ser desenformado ainda quente, aconselho as descartáveis mesmo, que podem ser "rasgadas", sem deformar os bolinhos!), com manteiga e farinha de trigo.


Depois coloque dois recipientes em "banho Maria". Em um deles, derreta o chocolate com a manteiga e o mel e reserve; no outro, coloque o açúcar e os ovos batidos com uma pitadinha de sal, e mexa sempre, para obter uma mistura sempre homogênea, até atingir uma temperatura em que não seja possível ficar com o dedo na mistura por mais de 10 segundos.


Retire do "banho Maria" e vá incorporando uma mistura à outra. Adicione as gotas de baunilha e a farinha de trigo, mexendo sempre, com cuidado para nao formar bolinhas de farinha.


Deixe a massa descansar por uns 10 minutos e depois va enchendo as forminhas com a ajuda de uma concha de cozinha.


Coloque no forno bem quente e asse por mais ou menos uns 5 ou 6 minutos, ou até ver que se formou uma casquinha dourada na superfície. Retire do forno e espere 1 ou 2 minutos para desenformar.


Desenforme em pratinhos indivudais e sirva com as cerejas em calda, ou sorvete de creme, ou ainda qualquer outra calda de preferência.




Voila!!! Bon appétit!!!





PETIT GATEAU AL CIOCCOLATO BIANCO

CON AMARENE


Gli indredienti sono:


300g di cioccolato bianco;
200g di burro;
1 1/2 cucch (grande) di miele;
6 uova;
1/2 tazza di zucchero;
qualche gioccia di vaniglia;
un pizzico di sale;
1/2 tazza di farina tipo 00.


Il grande segreto din un petit gateau è la temperatura del forno, che deve essere rovente, la più calda possibile!!! Quindi la prima cosa nel preparare questa tortina è riscaldare il forno ad una temperatura già alta (250 gradi).


In seguito, si deve ungere una pirotola per muffin oppure delle vaschette in aluminio individuali (ho usato quelle in silicone, che possono funzionare bene, ma essendo un dolce molto delicato per via del ripieno cremoso e dovendo essere sformato ancora caldo, vi consiglio le vaschette in aluminio, che possono essere "strapatte", senza deformare le tortine!) con un pò di burro e farina.


Poi si deve mettere due ciottole in "bagno Maria": una per fare scioglere il cioccolato bianco insieme al burro e al miele; l'altra, invece, per mescolare lo zucchero con le uova. Allora sciogliete i pezzetini di ciocolato, mescolando tutto al burro e al miele e riservate. Nell'altra ciottola, mescolando sempre, mettete le ouva sbattute con lo zucchero e un pizzico di sale e mescolate ancora per bene lasciando il tutto sempre omogeneo e finché non raggiunga una temperatura in cui non sia possibile stare con un dito dentro la ciotola per più di 10 secondi.


Poi togliete le ciottole dal "bagno Maria" e mescolate con cura il cioccolato bianco fuso al burro e al miele alle uova con lo zucchero. E dunque aggiungete le goccie di valiglia e la farina, mescolando sempre per non formare dei grumini di farina.


Lasciate l'impasto riposare per circa 10 minuti e poi potete versarlo un pò alla volta nelle vaschette.


In seguito metterle nel forno alto per circa 5 o 6 minuti, oppure finché sono diventati dorati in superficie. Toglietele dal forno e aspettate circa 1 o 2 minuti per sformarle.


Sformatele in piattini individuali e servitele con amerene, gelato alla crema, oppure qualsiasi altra salsa al piacere.

Buon appetito!!!!

Labels:

Sunday, February 04, 2007

Salmão & Abobrinha: duas versões



D
epois de tanta receita doce... hummm... vem aquela vontade de algo salgado! E melhor ainda se for algo leve e saboroso... que não deixa nenhum peso na consciência! ;)
E em vez de uma, trouxe duas receitas... duas entradas... ambas rápidas e fáceis, ainda no estilo "tenho gente em casa para jantar e trabalho o dia todo"!

A primeira é uma entrada a base de salmão (que pode ser defumado ou não!), queijo cremoso (creamcheese), rúcula e sementes de romã (que podem ser também substituídas por grãos de pimenta rosa, numa outra versão).


ENROLADINHO DE SALMÃO, QUEIJO E RÚCULA

COM GRÃOS DE ROMÃ


OBS: Aqui a quantidade de fatias de salmão depende do número de enroladinhos que se deseja fazer!


Os ingredientes são:


salmão fatiado
rúcula lavada e escorrida
queijo cremoso
sementes de romã


Abra as fatias de salmão e espalhe um pouco de queijo cremoso. Em seguida, faça um feixe com 3 raminhos de rúcula e vá enrolando, formando rolinhos.

Disponha os rolinhos em uma travessa, com um pouco de rúcula e salpique as semenhes de romã. Sirva com um fio de azeite.



***


A segunda entrada, também feita a rolinhos, leva abobrinha, fatias de queijo e presunto e é servida com um molho feito a base de mel e mostarda.



ROLINHOS DE ABOBRINHA

COM MOLHO DE MEL E MOSTARDA


OBS: Aqui também a quantidade de fatias de abobrinha dependem do número de enroladinhos que se deseja fazer!


Você vai precisar de:



abobrinhas;
fatias de queijo;
fatias de presunto;
mel;
mostarda escura;
azeite;
sal;
limão.


Corte as abobrinhas em fatias finas no sentido do comprimento e mergulhe por mais ou menos 1 ou 2 min em água salgada fervente. Depois deixe-as escorrer e enxugue uma por uma com papel absorvente.


Depois de secas, disponha, sobre cada fatia de abobrinha, uma fatia de queijo e outra de presunto e depois faça rolinhos prendendo com um palito (ou então, uma opção pode ser também amarrá-los com "fitinhas de cebolinha*"), colocando-os em seguida na geladeira.

Para o molho, misture 1 colher (de sopa) de mel, 1 colher (sempre de sopa) de mostarda, 2 colheres de azeite e 1 de suco de limão. Misture bem tudo e coloque sal a gosto.

Na hora de servir, tire os rolinhos da geladeira e sirva com o molho.


* Para fazer as "fitinhas" com a cebolinha, basta passá-las na água quente e depois, logo em seguida, na água gelada. Depois disso, elas não se quebram!
***
Doppo tante ricette dolci... uhmmm... viene sempre quella voglia di qualcosa di salato! E meglio ancora se è qualcosa leggera e gustosa... da non pesare sulla coscienza! ;)
E al posto di una, ne ho portate due ricette... due antipasti... tutte e due facili e veloci da preparare, e ambedue della serie "ho gente a cena e lavoro tutta la giornata"!
La prima è un antipasto a base di salmone (che può essere o no affumicato!), formaggio cremoso da spalmare (creamcheese), rucola e semi di melograno (che possono ben essere sostituiti per pepe rosa, in un'altra versione).

INVOLTINI DI SALMONE, FORMAGGIO E RUCOLA
CON SEMI DI MELOGRANO

NB: Qui la quantità di fette di salmone dipende dal numero di involtini che si desidera preparare!

Gli ingridienti sono:

salmone a fette;
rucola lavata e asciuta;
formaggio cremoso;
semi di melograno.

Prima si deve disporre le fette di salmone su un piatto e spalmare un pò di formaggio sopra. In seguito, prendere 3 ramini di rucola e arrotolarli tra le mani uno alla volta, formando gli involtini.

Dispogna gli involtini su un piatto da portata con insieme un pò di rucola e spolverare con i semi di melograno. Servire con un filo d'olio.
***

Anche il secondo antipasto viene fatto a involtini con le zucchine, fette di formaggio e prosciuto cotto e viene servito con una salsa a base di miele e senape.

INVOLTINI DI ZUCCHINE
CON SALSA AL MIELE E SENAPE

NB: Anche qui la quantità di fette di zucchine dipende dal numero di involtini che si desidera preparare!

Avrete bisogno di:

zucchine;
fette di formaggio;
fette di prosciuto;
miele;
senape;
olio d'oliva;
sale;
limone.

Tagliare le zucchine a fette sottile nella lunghezza e sommergerli per circa 1 o 2 minuti in acqua salata bolente. Poi scolateli e asciugateli una a una con carta asorbente di cucina.

Quando secche, disporre su ogni fetta di zucchina una fetta di formaggio e un'altra di prosciuto, faccendo poi gli involtini e legandoli con uno stecchino (oppure, una altra opzione è quella di legarli con "nastrini di erba cippolina*"), mettendoli in seguito dentro il frigo.

Per la salsa, mescolare 1 cucchiaio (grande) di miele, 1 cucchiaio di senape, 2 cucchiaii d'olio e 1 di succo di limone. Mischiare bene tutto e aggiungere sale al piacere.

Nel momento di servire, prendere gli involtini del frigo e servire con la salsa.

* Per fare i "nastrini" con l'erba cippolina basta passarli sotto l'acqua bolente e subito dopo sotto l'acqua fredda. Dopo di ciò non si rompono più!

Labels: