Sunday, September 12, 2010

Ares de outono

(You can find this recipe also in English bellow!)

Mal nos despedimos do calor intenso de julho e agosto e tomou seu lugar uma brisa fresca, daquelas que exige uma malha de mangas compridas de manhãzinha e a noite...
É setembro e o verão ficou pra trás!... Agora são os ares de outono a nos dar boas-vindas! :) ... primeiro a brisa... e depois, aos poucos, tudo vai se tingindo com aquelas cores quentes... do dourado ao vermelho fogo...
...se antes a vontade era de coisas frescas e cruas... já começam a pipocar nas minhas idéias receitas mais quentes.. com alimentos cozidos ou assados... hummm!!!...
A idéia do meu almoço de hoje começou no início da semana. Não sei bem porquê... mas a idéia de uma manteiga aromatizada com capim limão para comer com peixe me inspirava muito! O toque de wasabi também me pareceu muito interessante numa combinação oriental e simples...
Bom, fui deixando essa idéia em "banho Maria" até que ontem, no mercado, encontrei uns filés de dourada e não teve jeito! risos...
Daí vi também um maço lindo de salsinha fresca... um limão siciliano....
A receita ficou muito saborosa e casa bem com este tempinho de agora, que não é ainda frio... mas tbém já não está mais tão quente! 
Porém, assim como no mundo da moda "mais é menos"... tenho que admitir que salsinha fresca e o limão "cobriram" um pouquinho o sabor da manteiga! Então ainda quero explorar mais essa mistura numa próxima vez! E se achasse um capim limão daqueles fresquinho como os da casa dos meus pais... ai, seria ótimo! :)

PAPILLOTE DE DOURADA COM LIMÃO, GERGELIM, SALSINHA
& MANTEIRA AROMATIZADA COM WASABI E CAPIM LIMÃO


Ingredientes:
(para 2 porções)
- 6 filés de dourada limpos;
- 2 ou 3 batatas médias em fatias não muito finas;
- 1 limão siciliano grande;
- 1 maço de salsinha fresca;
- 2 ou 3 colh (das de sopa) de gergelim preto;
- 2 colh (das de sopa) de manteiga a temperatura ambiente;
- 1 colh (das de café) bem rasa de wasabi;
- 1 folha de capim limão picadinho (eu usei um desidratado que tenho aqui!);
- raspas de limão e sal a gosto.


Faça a manteiga aromatizada, misturando, à manteiga à temperatura ambiente, o wasabi, o capim limão e raspas de limão. Reserve.
Tempere os filés de dourada com sal.
Corte a salsinha bem fininha e misture o gergelim, e passe os filés de peixe nessa mistura, como que para forma uma crosta (do lado oposto ao da pele do peixe!).
Tempere também as batatas com sal.
Em um retângulo de papel manteiga, posicione as batatas de forma que seja possível dobrar o papel como um envelope, para depois fechar nas extremidades.
Em um palito daqueles grandes (de espetinho), espete uma extremidade do filé de dourada, depois coloque uma fatia fina de limão e a outra extremidade do filé.
E repita a mesma operção com os outros filés, colocando 3 em cada espetinho.
Então coloque o espetinho sobre as batatas e distribua pequenas porções da manteiga aromatizada sobre  e entre os filés e sobre as batatas.
Feche os papillotes (que também pode ser feito com papel alumínio) e leve'os ao forno médio (180C graus) por uns 20 ou 25 min.

Voilá!!!


In English: FISH EN PAPILLOTE WITH LEMON, SESAME, PARSLEY & FLAVOURED BUTTER WITH WASABI AND LEMONGRASS
Ingredients:
(serves 2)
- 6 gilt-head bream fillets;
- 2 or 3 medium-size potatoes, sliced (not very thin slices!);
- 1 large lemon;
- 1 bunch of fresh parsley leaves;
- 2 or 3 tablespoons of black sesame seeds;
- 2 tablespoons of butter, room temperature;
- 1/3 teaspoon of wasabi;
- 1 leaf of lemongrass, cutted (I've used a dry one!);
- lemon zest and salt.
Prepare the flavoured butter, mixing together in a small bowl soft room-temperature butter, wasabi, lemongrass and lemon zest. Put the flavoured butter in the fridge.
Season the fish fillets with salt.
Cut the fresh parsley leaves and mix with the black sesame seeds.
Then deep flesh side of each gilt-head bream fillet in sesame-parsley mixture to coat.
Season the potatoes slices with salt, and put the fish fillets and slices of lemon in a skewer (I've put 3 fish fillets in each skewer!).
Place the slice of potatoes on pieces of parchment paper and top with the skewer and "cubes" of flavoured butter.
Then fold the parchment paper over the ingredients, making small overlapping folds along the edge of the paper to seal the ingredients inside the paper.
Place the "packets" on a baking sheet and cook (180C degrees) for 20 or 25 minutes.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home