Monday, August 18, 2008

Na Escócia como os escoceses - capítulo segundo: Quem tem medo de haggis? ;)

Sempre fui o tipo "boa de garfo" e sempre gostei de experimentar coisas novas! Mas confesso que durante uma aula de cultura inglesa na universidade, quando a professora (que mais parecia ter saído de um dos livros de Harry Potter! risos) discursava sobre os sabores do Reino Unido e explicou tim tim por tim o que era o tal do haggis (pronuncia "raguis"), prato tradicionalissimo escocês, pensei ali que nunca teria tido coragem de saboreá-lo.

Imagimem vocês pegar toda a parte interna do carneiro (pulmão, fígado, coração...), moer tudo com cebola, aveia, especiarias e sal, colocar tudo dentro do intestino e cozinhar na água quente.
Não é com certeza uma das descrições mais apetitosas, que cada um de nós já ouviu!
Mas se parece tão horrível assim, como é que tal iguaria é considerada em seu país de origem o prato tradicional, servido com ao som de gaitas de fole em datas importantes e cortado com um tipo de punhal e imortalizado no poema de Robert Burns "Address to a Haggis"? A edição inglesa de 2001 do Larousse Gastronomique coloca que ""Although its description is not immediately appealing, haggis has an excellent nutty texture and delicious savoury flavour." (p592). Estranho?
Hummm... então pensemos em outros pratos famosos de culturas diferentes, como a tripa fiorentina ou mesmo a feijoada brasileira. Uma vez lembro que, enquanto explicava a um estrangeiro o que era a feijoada, via em seu rosto uma expressão semelhante àquela que fiz quando ouvi sobre o haggis pela primeira vez. risos...


E com isso e mais o propósito de escrever aqui as minhas impressões, resolvi experimentar! E desde que experimentei pela primeira vez, já repeti a dose! ;)

Quem imagina (como eu imaginava) que na mesa é servida aquela "bolota" inteira, cozida e xoxa... sem nada... surpreende-se quando vê a composição do prato de haggis, que é servido acompanhado de purê de batata e purê de um tipo de nabo de "cor alaranjada".
A textura é quase a de uma carne moída bem molhadinha e mais cremosa, com pedacinhos de grãos de aveia, que você sente na boca... o gosto é bem temperado e levemente picante, o que combina perfeitamente com o sabor leve (e quase adocicado) dos purês... além, claro, das texturas formarem também um casamento perfeito!
A verdade é que enquanto degusta um prato de haggis nem se lembra do que ele é feito, mas do prazer de cada garfada e daquela sensação de quentinho bom, deliciosa nas terras frias da Escócia! ;) Recomendo!!!!




Cheers!!! ;)

Labels: , , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home