Saturday, July 19, 2008

Mistura bem interessante!

O modo como as coisas aparecem e acontecem na nossa vida sempre me surpreendeu! Sou uma daquelas pessoas, confesso, que acredito que nada... nada mesmo!... acontece por acaso! E que tenta manter o otimismo e a esperança mesmo a vida teima em colocar alguns obstáculos na minha fresnte!...
Bom, mas ainda na série "procurando receitas frescas", me deparei com uma receita não exatamente fresca, no sentido de que não é uma receita pra ser saboreada fria, mas daquelas bem interessantes, que me deixaram cheia de vontade de experimentar! Eita vida, que colocar essas "pulguinhas" (ou deveia dizer "camarões"?) na minha frente!!!! risos...
A receita foi encontrada, por acaso, num blog gastronômico e o dono é o chef Sergio Arno. Eu acabei mudando algumas coisinhas, pois a receita previa que os camarões fossem fitos em uma espécie de crosta de "quinoa" e, como prefiro - sempre que posso! - substituir o frito pelo assado e como não tinha quinoa fácil na dispensa, fiz os taizinhos assados mesmo, ou melhor, os rabinhos deles! ;)
Vamos lá!...


CAMARÕES ASSADOS NO GENGIBRE COM MOLHO DE LARANJA E GENGIBRE
ACOMPANHADO DE PURÊ DE WASABI



Ingredientes:
(para um prato)

- 8 ou 9 rabos de camarões grandes;
- 1 laranja grande e sucosa;
- um pedaço médio de gengibre (mais ou menos 5cm de comprimento);
- vinho branco seco;
- 1 colher (de sopa) bem cheia de mel;
- 1 cebola média;
- 2 colheres (de sopa) rasa de manteiga;
- azeite extra-virgem de oliva
- 1 batata grande;
- 1/2 copo de leite;
- caldo de legumes;
- noz moscada a gosto;
sal e pimenta moída a gosto;
- gengibre em pó a gosto;
- wasabi a gosto;
- cebolinha pra decorar.




Pique a cebola bem pequenininha e rale o pedaço de gengibre fresco. Retire o suco da laranja (2/3 de um copo de 250ml mais ou menos!) e complete o copo com o vinho branco seco. Reserve!
Refogue a cebola e o gengibre ralado com um pouco de azeite e uma colher de manteiga. Depois, quando a cebola estiver transparente, adicione o mel, depois o suco da laranja com o vinho branco e o caldo de legumes. Deixe ferver e abaixe o fogo.
Reduza o molho menos da metade, sempre em fogo baixo! E quando estiver reduzido, coe numa peneira e reserve!
Coloque os rabos de camarões limpos em uma forma, tempere com sal pimenta moída e gengibre em pó e asse em forno alto até que estejam dourados!
Cozinhe a batata (cozinhei no vapor!) e quando estiver macia, amasse-a com a juda de um garfo.
Numa panela, coloque a batata amassada com o leite e outra colher de manteiga. Ajuste o sal e tempere com um pouco de pimenta moída e noz moscada coloque no fogo, mexendo sempre.
Quando estiver soltando do fundo da panela, desligue o fogo e adicone o wasabi (a gosto!) e a cebolinha picadinha.
Em um prato disponha o molho de laranja e gengibre, depois coloque o purê de wasabi e então os rabos de camarões! Decore com cebolinhas e sirva em seguida com um bom vinho branco fresco!


Buon appetito!!!!

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home