Saturday, August 09, 2008

High tea in St Andrews!

Foi numa tarde meio chuvosa que decidimos enfrentar um vento frio de agosto, que teimava virar e revirar nossos guarda-chuvas, e a chuva fina, para uma xícara de chá quente acompanhada de sanduíches, scones, pancakes e bolos no "high tea" (chá da tarde) do Old Course Hotel de St Andrews, bastante frequentado por golfistas, que vêm à cidade em busca deste esporte tão famoso por aqui.

O hábito do high tea nasceu em terras britânicas e teve ínicio no século 19 com a Duquesa Anna de Bedford, que reclamava daquele "vaziozinho no estômago" ("having that sinking feeling") durante o final da tarde. Naquele período, o comum era fazer apenas duas refeicões por dia: o café-da-manhã e o jantar, servido geralmente por volta das 8h da noite.

Assim, a solucão encontrada pela Duquesa foi, pra enganar a fome, uma taca de chá e um lanchinho leve, que ela tomava em seus aposentos.

Com o passar do tempo, a Duquesa Anna comecou a convidar alguns amigos para este "chá da tarde", que se tornou cada vez mais frequentado... tanto que a duquesa, de volta de uma temporada em Londres, enviou convites aos amigos para acompanhá-la em um "chá e um passeio pelos campos"... daí, não demorou muito para que este hábito da duquesa Anna se espalhasse pela corte britânica, indo dos aposentos para as salas... dando origem a uma verdadeira tradicão! :)

Apesar da traducão mais frequente para "high tea" como sendo "chá das 5h"... este ritual geralmente pode ser apreciado das 2h às 5h da tarde. Tradicionalmente, dizem que as pessoas de classes sociais mais altas tomariam um "low or afternoon" tea lá pelas 4h da tarde, enquanto aquelas das classes média e beixa, tomariam um chá mais substancioso às 5h ou mesmo às 6h da tarde, no lugar do jantar.


TRADITIONAL HIGH TEA MENU

Além do chá, o menu tradicional do high tea é composto por sanduíches, scones tradicionais e com uvas-passas, pancakes (aompanhados de manteiga e geléia) e bolos doces.

pastries & cakes (carot cake, chocolate cake...)

finger sandwiches
(geralmente com ovos, pepino, salmão defumado e presunto)

scones e pancakes


É costume de muitos hotéis na Grã Bretanha servir o seu high tea... e "curiosando" um pouco por aqui, fomos conferir este high tea do Old Course Hotel, em St Andrews.

Na minha primeira experiência em um high tea realmente britânico (antes minha experiência era resumida em um chá da tarde em uma confeitaria de um cidade paulista, com tanto de buffet variado de bolos, tortas doces e salgadas, doces, petiscos, pães...), o chá foi servido em um ambiente elegante, mas bastante comum, sem o requinte esperado (talvez na tentativa de dar um ar mais moderno ao ritual), apesar de luminoso e cheio de vidracas (uma das quais, já quase ao final do nosso chá, foi atingida em cheio por uma bola de golf! Mas foi só um susto... e imagino que isso não seja uma coisa tão incomum, visto que as vidracas da sala de chá dã0 exatamente para um campo de golf! risos...).

No menu, uma selecão de chás pretos, como o English Breakfast, Earl Grey, Darjeeling, Blackcurrant, Orchid Vanilla, Vienna Cinnamon, Ginger e uma selecão de chás verdes e brancos, como White Silver Tip, Oolong, Jasmine Silver Tip. A escolha destes últimos adiciona a quantia (na minha opinião desnecessária) de 3 pounds ao preco do high tea.

Minha escolha foi a do Orchid Vanilla tea ;) ... fiel à minha paixão pela baunilha... risos

Enfim, valeu a pena como experiência para conhecer e tal e para saber que não é assim tão necessário pertencer à "upper class" pra fazer um high tea em casa nos mesmos moldes ;)

Para um outro ponto de vista da mesma experiência, basta clicar aqui no blog Dias a Dois ;)

Cheers!!!

Labels: , ,

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

bom comeco

2:06 am  

Post a Comment

<< Home