Saturday, August 02, 2008

Couscous com Férias!...

Pois é... férias!!! :) ... e pra dizer a verdade, estava mesmo precisando!...
Mas é engraçado viver num país onde todas (ou pelo menos a grande maioria das) pessoas tiram férias ao mesmo tempo! As cidades esvaziam-se e literalmente tudo (ou quase) fecha!...
É comum em agosto andar pelas calçadas quase desertas e ver nas lojas, bares, quitandas... fechadas o cartaz "fechado pra férias do dia tal ao dia tal"... risos!... surreal pra mim!...
Mas mesmo que, para mim, não importe estar de férias exatamente neste mês do ano... férias são sempre férias! :) ... então melhor aproveitar, não?
E minhas férias começaram com visitinha de amiga e couscous ;)


Costumo dizer que este é um prato completo... fácil de agradar a todos os gostos! Quente ou frio. Salgado ou doce.... com um toque picante ou de especiarias!... Nas mais diferentes combinações é ideal tanto para um almoço ou jantar, quanto para ser saboreado ao ar-livre em um pic-nic!...

Aqui em casa tenho um livro só de couscous. De origem norte africana, este é o nome francês pra esses grãozinhos de semola, que são "hidratados" em água quente.
COUSCOUS COM FRUTAS SECAS


Ingredientes:
(para umas 4 porções)

- 250ml de água;
- 200g (mais ou menos) de couscous;
- 1 colher (de sopa) de azeite extravirgem;
- caldo de legumes (equivalente a um dadinho);
- uma pitada de sal;
- canela em pó a gosto.

- 4 ou 5 echalotes* (depende do tamanho de cada uma);
- um punhado de uvas-passas;
- um punhado de pistaches;
- 1 colher (de sopa) de manteiga;
- 1 pitada de sal;
- um fio de azeite extravirgem;
- lâminas de amêndoas;
- cebolinha e menta a gosto.


Ferva a água e misture o azeite, o caldo de legumes e uma pitada de sal. Retire do fogo e acrescente o couscous e a canela em pó. Misture rapidamente com um garfo e tampe, deixando o couscous hidratar.
Enquanto isso, lave e pique a cebolinha e a menta... as echalotes... e coloque para tostar as lâminas de amêndoas e o pistache no forno alto por alguns minutos, até que estejam dourados.
Corte as echalotes em rodelas finas e refogue na manteiga, com um fio de azeite. Depois acrescente as uvas-passas e uma pitada de sal. Refogue mais um pouco.
Depois acrescente os pistaches tostados.
Apague o fogo e acrescente couscous hidratado, as lâminas de amêndoas e cebolinha e menta picadinhas e misture tudo.
Salpique um pouco de canela em pó e sirva!
Voilá!!!
*Na definição da Wikipédia: Echalotes... A chalota ou echalotas é uma planta bulbosa do género Allium, originária da Ásia central. Seu nome vem de Ascalão, cidade da Palestina de onde foi trazida para França durante a Primeira Cruzada . Como a maioria das plantas deste gênero, é utilizada com fins culinários. A parte comestível está na raiz, que forma bulbos ovais e seu sabor pode ser definido entre o do alho e o da cebola.
Existem dois tipos de echalota: a cinza da espécie Allium oschaninii e a rosa (também chamada echalota de Jersey) da espécie Allium ascalonicum.
As chalotas plantam-se como os alhos (dispondo "dentes" no chão, que se multiplicam em novos "dentes", formando "cabeça"). São oblongas, avermelhadas ou castanha-avermelhada, com 1,5cm de diâmetro. Parecem miniaturas de cebolas. Possuem um sabor semelhante à cebola mas mais delicado e é por isso usada em vez da cebola em pratos e molhos mais refinados. É muito comum o seu uso na cozinha
francesa, persa e na de todo o sudeste asiático (Tailândia, Indonésia, Malásia, Brunei, Singapura e no sul da Índia).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home