Sunday, June 29, 2008

Ótima pausa!...

Ahhhh... quem não gosta de um dedinho de prosa com um velho conhecido (ou com um novo amigo)... com vizinhos... e, claro, em família... nos cafés da manhã ou fim de tarde!?!?!... melhor ainda se acompanhado de uma xícara de café e um pedacinho de bolo! Hummm... que maravilha!....

Quando pequena, na casa dos meus avós era sempre assim!... e o cheiro do café torrado e e aquele doce perfume do bolo quente me trazem sempre aquela atmosfera da infância! :)

Engraçado que agora, em meio a todas essas recordações, uma curiosidade: acho que uma da primeiras receitas que realizei quase que totalmente sozinha foi um bolo! Sim, definitivamente as primeiras receitas que fiz foram de bolos... risos... quase todos de chocolate!.. uma velha paixão! ;)

Então na sexta, estava remexendo umas coisas na internet... em busca de inspiração... quando me deparei com uma foto de um bolo bicolor... ahhh, como eu gostava de bolo bicolor!!!!... e ali ensinava justo uma técnica, que o faria mesclar em partes iguais!... e assim, num final de semana inspirado, decidi experimentar!...

A técnica, no fim, não saiu exatamente como a receita do site propunha... mas acabei entendendo o porquê e como funciona a coisa! Quando reparti a massa em duas, pra acrestentar o chocolate, a massa escura ficou bem mais pesada do que a clara e, por isso, a massa escura acabou ficando mais concentrada na parte de baixo da assadeira. Na próxima vez, deixarei para misturar as claras em neve por último, nas duas misturas, o que deixará a massa escura mais aerosa e daí acho que o resultado pode ser aquele esperado! ;)

Se alguém se habilita... principalmente nos lugares, em que não está fazendo tanto calor como aqui!!!!... depois me contem!
Pena que nessa vida tão corrida... quase ninguém mais pare pra um bolinho com café!...


BOLO BICOLOR





Ingredientes:

- 4 ovos;
- 100g de açúcar;
- 3/4 de um copo (de 250ml) de leite morno;
- 1/2 de um copo (de 250ml) de óleo;
- 200g de farinha de trigo;
- 1 colher (de sopa) de fermento em pó;
- 1 colher (de café) de bicarbonato de sódio;
- 3 colher (de sopa) bem cheias de chocolate em pó (usei 2 colh. de cacau amargo e 1 colh. de chocolate adoçado);
- 1 pitada de sal;
- gotas de essência de baunilha.



Unte uma forma redonda (eu usei aquelas de fundo removível, forrada com papel manteiga!!!) e pré-aqueça o forno a 180 graus.

Batas as claras em neve com uma pitada de sal e reserve.

Em uma outra tigela, batas as gemas com o açúcar, até obter uma mistura homogênea e esbranquiçada. Então junte o óleo, a farinha de trigo, o leite, a baunilha e, por último, o fermento em pó.

Divida a mistura em 2 partes iguais e, em uma delas, acrescente as 3 colheres de chocolate, misturando bem.

Divida a clara em neve igualmente nas duas tigelas e misture com muita delicadeza, pra ficar bem aerado.

Então, sempre no centro da forma, vá alternando colheradas das duas massas. Primeiro uma colher da mistura clara, depois da escura e assim por diante... até acabar a massa... pingando sempre no centro, uma em cima da outra.

Leve ao forno médio (180 graus) até que, enfiando um palito, este saia limpo. :)

Bom café da tarde!!!


Labels: , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home