Thursday, July 17, 2008

Vapt-vupt... e chiquérrimo!!!!

O calor continua, ainda que algumas poucas noites e manhãs têm sido mais frescas! Ainda bem! :) Pelo menos não tenho "fritado" de um lado para o outro na cama, como semanas atrás!!!!...
Depois de mais ou menos uma semana em que minha vontade de cozinhar beirava quase a cota zero, o que favoreceu bastante o consumo de comidas prontas e fast... além de snacks variados, finalmente acordei com minha imaginação e minha curiosidade procurando algo leve, rápido e interessante pra preparar! :)
Queria verduras e legumes, fruta... acompanhado de algo saudável! Daí, numa busca quase frenética por receitas frescas de verão, encontrei tudo isso junto! ;) Um tártar de salmão defumado!!!!!
O tártar é um prato frio, feito geralmente com carne crua cortada bem fininha... ou peixe (salmão ou atum), bem temperado e servido com torradas. Essa versão que encontrei (e adaptei!) é bem interessante!

TÁRTAR DE SALMÃO DEFUMADO
COM GENGIBRE E MANGA



Ingredientes:
(para os 3 tártars da foto!)

- mais ou menos 3 filés médios de salmão defumado;
- 1 pepino;
- 1/3 de uma manga verde e grande;
- 1 cebola pequena cortada bem fininha;
- gengibre em pó;
- 1 colher (de sopa) rasa de catchup;
- 1 colher (de sopa) de óleo de gergelim;
- um pouquinho de wasabi;
- folhas de rúcula pra decorar.


Corte os fílés de salmão em pedacinhos bem miudinhos e reserve.
Pique 2/3 da manga também em cubinhos bem pequenos, e o restante, com um ralador de legumes ou mesmo com a faca, corte fatias bem finas. Reserve.
Pique a cebola e corte o pepino em tiras (no sentido do comprimento!). Reserve.
Depois, em uma tijela, vá misturando a cebola picadinha com o salmão e os cubinhos de manga com o catchup e o óleo de gergelim. Salpique o gengibre em pó e pimenta moída e misture tudo.
Pegue as tiras de pepino de espalhe, com a ponta dos dedos, um pouco de wasabi, enrole-os e disponha-os num prato.
Com uma colherinha, preencha toda a parte de dentro dos rolinhos de pepino com a mistura de manga e salmão e salpique mais gengibre em pó e pimenta moída na hora.
Decore com as folhas de rúcula e as "pétalas" de manga e sirva!


Voilá!!! :)

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home