Wednesday, January 30, 2008

Simples & sofisticado

Digamos que estou numa semana inspirada! risos!... e essas coisas acontecem! Ainda bem!!!... e dentro de toda essa minha inspiração uma idéia simples:
Eu tinha um maço de espinafres frescos, que havia comprado no mercado, e como estavam novinhos e crocantes, a única forma possível que eu podia imaginar de prepará-los era a totalmente clean e minimalista, crus, crocantes, fresquinhos numa salada!...
Mas quais outros ingredientes acrescentar ao prato? E hoje a idéia. Por que não juntar pera, pra dar aquele toque doce e o picante gorgonzola, uma combinação já bem conhecida... tudo com o azedinho do limão e do espinafre... humm!!!...
Daí foi juntar tudo e...

SALADA CROCANTE DE ESPINAFRES FRESCOS
COM PERA E GORGONZOLA

Ingredientes:

- 1 macinho de espinafres frescos;
- fatias de pera;
- uma colher (de sopa) de gorgonzola;
- suco de meio limão;
- azeite, sal e pimenta a gosto.

Lave o espinafre, escorra e, num prato, tempera com o limão, azeite, sal e pimenta.

Distribua as fatias de pera e o gorgonzola sobre o espinafre temperado...

Voilá!!!... delicie-se :)


Obs, nota, dica e afins: o espinafre que encontro aqui é mais lisinho e mais enrugadinho e crocante (Spinacia oleracea). Aliás, fazendo uma pesquisa na web, descobri que, de acordo com a Wikipédia, "no Brasil, espinafre é o nome popular da planta Tetragoinia (Aizoaceae), parecida ao verdadeiro espinafre, mas pertence a uma outra família botânica"... e realmente o espinafre brasileiro tem aquela textura meio aveludada, já o que encontro aqui é lisinho mesmo!... então uma variação interessante seria usar, no lugar do espinafre, rúcula ou agrião.

Em relação ao queijo gorgonzola, para dar mais cremosidade e ficar mais parecido com o que usei na receita, sugiro amassar os pedaços de queijo com um pouco de requeijao cremoso, pois suaviza um pouco o sabor do queijo. ;)

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home