Tuesday, December 18, 2007

IL RADICCHIO DI TREVISO - a flor de inverno

Segundo um ditado popular (provavelmente veneto!), o radicchio rosso é "o presente que o outono dá ao inverno" (ou "il dono che l'autunno fa all'inverno"), para alegrar com sua cor vermelha os campos já secos e tristes.
São muitas também as lendas sobre esta preciosa hortaliça de cor vermelho vivo. Alguns camponeses afirmam que os pássaros deixaram cair as sementes na torre do sino da igreja da cidadezinha; outros que foram os frades a encontrar e preservar com cuidado estas sementes; e ainda quem conte sobre uma plantinha, que nascia sozinha ao longo dos fossos e das hortas, que um dia foi descoberta por um camponês.
Lendas a parte, a verdade que o radicchio, uma hortaliça da família das chicórias e, portanto, de sabor um pouco amargo... cru em saladas ou preparado no forno, na grelha, cozido, frito... tornou-se o símbolo de Treviso, uma das zonas, junto com Pádua e Veneza, de sua produção.
O radicchio é também conhecido pelo preço um pouquinho salgado, derivado de todo o processo de preparação da hortaliça para o consumo.
Mas quem não gosta de se dar um presentinho de vez em quando? ;) ... ainda mais quando é quase Natal... e assim comprei meus 2 pézinhos de radicchio... transportei-os com muito cuidado e um dos resultados (talvez o mais simples) é este aqui:


RADICCHIO ROSSO DI TREVISO COM CEBOLA E PIMENTA ROSA



Ingredientes:

(pra 2 pessoas)
- um pé de radicchio médio;
- uma cebola grande cortada em pétalas;
- azeite;
- sal e pimenta rosa a gosto.

Limpe o radicchio, retirando as folhas mais velhas e a base. Lave com água corrente e deixe escorrer.
Numa frigideira, refogue a cebola com um pouco de azeite e, quando estiverem macias, junte as folhas de radicchio e vá misturando.
Tempere com sal e pimenta a gosto.
Quando as folhas estiverem macias, retire do fogo e salpique alguns grãos de pimenta rosa e sirva em seguida com fatias de pão ou como acompanhamento de um prato de carne.
Buon appetito!!!! :))))

Ginger

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home