Friday, December 07, 2007

Pra não dizer que não falei das flores...

Essa receita é especial (pelo menos pra esta que vos escreve! ;) porque têm duas coisas que simplesmente ADORO na cozinha: abóbora e flores (no caso, de abóbora! risos, o que é melhor ainda)!!!...
Além de comer com os olhos, pois as flores têm o seu charme, o docinho dos cubos de abóbora fazem um casamento perfeito com o queijo.

Na verdade, já faz tempo que, bisbilhotando de quá e de lá, venho acumulando receitinhas com abóbora madura, ou "zucca" (no italiano). E engana-se quem pensa na abóbora madurinha somente como doce com côco! Não desmerecendo, claro, essa sobremesa, da qual também sou fã... nossa querida abóbora, seja como doce - numa outra versão, americanizada, a Pumpkin pie; seja salgada - como recheio de tortellini, risotto, creme... é sempre uma delícia!...

Daí, um dia desses, numa minha viagem até Treviso - no norte da Itália, depois de um dia cansativo de turismo em Pádua... me encontro sentada numa mesinha de uma tradicional osteria no centro da cidade e, entre um prosecco e um spritz... hummm... aquela pontinha de fome. Entre as opções para um "spuntino" (ou alguma coisa pra beliscar!), eccolà... um belo pedaço de torta de abóbora com quejio!...
Já naquele fim de tarde havia decidido fazê-la em casa! :)

Como as flores na cozinha fazem parte ainda, pra mim, de um interessante e misterioso universo gastronômico... com o qual não hesito em flertar... achei que as próprias flores de abóbora seriam perfeitas!!!!...
O resultado foi...

TORTA DE ABÓBORA COM QUEIJO E FLOR DE ABÓBORA


Ingredientes:

- um disco de massa folhada;
- abobora em cubos;
- 1 alho poró cortados em rodelinhas finas;

- 1 cebola picada em pétalas;
- 300g de ricota fresca;
- 2 ovos;
- parmesão a gosto ralado;
- queijo tipo emental em fatias finas;
- flores de abóbora;
- uma pitada de noz moscada moída;
- uma pitada de canela em pó;
- azeite;
- sal e pimenta branca a gosto.

Numa frigideira, coloque o azeite, as cebolas e os cubinhos de abobora. Tempere com um pouco de sal, caldo de legumes, noz moscada, canela e pimenta branca moída.

Enquanto os cubinhos de abóbora começam a cozinhar, numa tijela coloque a ricota, os ovos batidos, uma pitadinha de sal e um pouco de parmesao ralado. Misture tudo e reserve.

Lave as flores de abóbora, seque-as num papel toalha e utilize algumas para misturar à massa de ricota. Reserve as restantes.

Numa forma para torta, unte tudo com manteiga e, em seguida, distribua a massa folhada.

Quando os cubinhos de abóbora estiverem macios (mas aqui cuidado para não fazer com que amoleçam demais e se desfaçam!!!), coloque o alho poró e deixe apenas que eles murchem um pouquinho (poucos segundos). Desligue o fogo e misture com a massa de ricota.

Distribua este recheio sobre a massa folhada.

Depois, por cima do recheio, distribua o queijo emental em fatias, alternando com as tiras de flores de abóbora.

Dobre para dentro as laterais da massa e salpique um pouco de queijo ralado. Leve ao forno (180 graus) atè que fique dourada.

Buon appetito!!!! :)

Labels:

1 Comments:

Blogger Saavedra said...

Uhm... Que delícia!!! Adorei!!!

2:01 pm  

Post a Comment

<< Home