Thursday, September 20, 2007

"Rien ne se perd, rien ne se crée, tout se transforme"


Dizia o sábio Antonie Lavoisier, químico francês. Na natureza, na Química e na cozinha realmente nada se cria, nada se perde e TUDO... tudo mesmo se transforma!
E vem cá! Quem não gosta de mudar um ingrediente ou outro numa receitinha? Acrescentando um pouquinho disso ou menos daquilo e fazendo também tua aquela velha receita... o famoso "toque pessoal" ou "marca registrada".... ADORO! ADORO! ADORO!... ainda que algumas vezes o resultado não seja bem aquele que esperávamos, tantas outras vezes a novidade pode surpreender... por isso que rufem tampas e panelas... a palavra de ordem é transformação! ;) eheheh...


E como
habitué dessa alquimia gastronômica - mas já adiantando que essa receita era já maravilhosa! - ... transformei de leve uma torta de limão divina de um chef que admiro muito, do Álvaro Rodrigues.
Essa torta è feita em 3 etapas e vale muito a pena!!!!...

E mãos à massa!...


TORTA DE LIMÃO

Ingredientes:
MASSA (1a etapa):
- 1 pacote de bolacha maisena triturados lo liquidificador;
- 120 g de manteiga em temperatura ambiente;
- 1 colher (das de chá) de raspas de limão.
PRIMEIRO RECHEIO (2a etapa):
-200 g de chocolate branco picado;
- 1/2 lata de creme de leite sem soro;
-1/4 xíc. (de chá) de suco de limão coado;
- raspas de limão a gosto.
SEGUNDO RECHEIO (3a etapa):
- 1 lata de leite condensado;
- a mesma medida de suco de limão coado;
- raspas de limão a gosto.
Unte uma forma de fundo falso e reserve. Enquanto isso, triture as bolachas maisena bem fininho com a ajuda de um liquidificador. Adicione a manteiga e as raspas de limão e misture bem com as mãos, até obter uma massa homogênea.
Espalhe a massa na forma untada, apertando com as pontas dos dedos. Leve ao forno médio (180 graus) por cerca 15 min. Retire do forno e deixe esfriar.
Para o primeiro recheio, coloque o os pedaços de chocolate branco em "banho Maria" e depois de derretidos, acrescente o suco de limão e o creme de leite e as raspas, mexendo sempre.
Espalhe a mistura sobre a massa já fria (ou morninha). Reserve.
Prepare uma mousse, misturando bem o leite condensado com o suco e as raspas de limão. Aqui você vai perceber que só o fato de mexer com a colher, já é suficiente pra endurecer o creme (pois o limão "talha" a mistura!). Espalhe o segundo recheio sobre o primeiro.
Para finalizar, você pode espalha ainda uma camada de chantilly! Ou então, enfeitar (como na figura) apenas com fatias de limão.
Leve a geladeira até a hora de servir!

OBS: essa torta fica muito boa também usando suco de maracujá no lugar do suco de limão! ;)


Voilá!!!

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home