Sunday, July 29, 2007

Finalmente!!!!...

... E em grande estilo! ;)


Sei que foram 3 longos meses sem sequer uma receitazinha e peço desculpa a todos aqueles que, em vão (mas nem tanto!), vinham dar uma espiadinha... por isso, a vocês, que já conhecem e de vez em qdo vêem dar uma olhadinha, mas também àqueles que estão chegando agora fiz questão de retomar essa velha cozinha aqui em grande estilo ;) ... voilà!...


TORTA DE ABOBRINHA COM QUEIJO "CRESCENZA"


Ops... que nomão estranho pra um queijo... vocês devem estar pensando! Bom, a crescenza é um daqueles queijos moles, de sazonamento rápido. É um queijo italiano originário da planície padana e da zona sul de Milão, zonas típicas na produção dos tais "queijos moles". O nome crescenza vem da palavra "carsenza", que significa "foccacia". Pois é... se vocês estão pensando... "mas... focaccia? Como aquele pão???" ... A resposta é: "sim! Isso mesmo!". Porque a principal característica deste queijo é que, se mantindo em ambiente quente, fermenta e cresce... assim como acontece com a fermentação dos pães. Na Itália, ainda que seja um produto do norte, a crescenza é consumida praticamente em todas as regiões - cada uma com uma tradição de consumo: mais ou menos cremosa, com ou pouco sal... e assim por diante!
No Brasil, o ideal é usar um requeijão mais consistente!...


Ingredientes:


PARA A MASSA DA TORTA:
(Massa brisè)

200 g de farinha de trigo;

100 g de manteiga gelada;
1/2 colherinha (de chá) de sal.


PARA O RECHEIO:

4 abobrinhas "italianas" médias;
200g de queijo tipo "crescenza" ou requeijão mais consistente;
1/2 cebola pequena;
3 ovos;
2 colheres de azeite;
sal e pimenta a gosto.


***

Para a massa, misturar com os dedos, em uma tijela, a farinha de trigo com a manteiga cortada em cubinhos, até que a manteiga tenha sido absorvida pela farinha e o resultado seja uma massa granulosa, meio farofa.

Faça, com as mãos, uma buraco no centro da massa e coloque um pouco de água fria e o sal e vá misturando até obter uma massa macia e homogênea. Se necessário, acrescente um pouquinho mais de água!

Faça uma bola com a massa, cubra com uma película plástica e deixe na geladeira descansando por mais ou menos meia hora.

Aproveite este tempinho para preparar o recheio!

Corte as abobrinhas em rodelinhas finas e refogue numa frigideira com azeite e a cebola cortada em cubinhos até que fiquem macias. Retire do fogo e deixe esfriar.

Bata os ovos e acrescente o sal e a pimenta.

Quando morna, acrescente aos ovos batidos a abobrinha refogada. Misture tudo e acrescente também pedacinhos de queijo.

Abra a massa e distribua-a em uma assadeira redonda de 24 cm de diâmetro (aquelas de fundo falso) untada ou forrada com papel manteiga.

Coloque o recheio e vá dobrando as abas da torta para dentro.

Obs: se são amantes de queijos, como euzinha aqui, salpicar um pouco de parmesão ralado por cima, no final.

Leve ao forno médio (180 graus) por mais ou menos meia hora ou até que esteja dourada.

Desenforme e espere alguns minutos antes de servir!



Buon appetito!!!!!!

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home