Wednesday, August 20, 2008

Il mio Ferragosto!!!

Tudo bem! Tudo bem!... É verdade que o feriado de Ferragosto já passou e que um post assim pode parecer mais atrasado do que o coelho de Alice! Mas é também verdade que este mês (que deveria ser de férias e descanso) foi para mim muito intenso do ponto de vista de experiências e experimentos gastronômicos :) ... e a vontade de contar tudo é tanta, que as receitas ficam todas meio que encavaladas, na fila, querendo passar! risos ;)

Então, em meio a tantos "causos" da Escócia (não acabou, não! ;) ... abri uma brechinha pra essa minha receitinha aqui, que fiz no almoço de Ferragosto... senão, coitada, ia ficar velhinha mesmo pra data!...

O feriado de Ferragosto é festejado no dia 15 (metade do mês de agosto) e é uma festa popular, de origem camponesa muito antiga, de tradição tipicamente italiana, que comemorava o final dos principais trabalhos no campo. O termo deriva do latim Feriae Augusti, ou "descanso de Agosto".

Hoje em dia as pessoas, na Itália, passam o dia de Ferragosto principalmente nas praias ou nas montanhas. Eu, como passei em casa, pois por essas bandas estava caindo o maior toró, resolvi caprichar no almoço... e fazer algo que, apesar de simples, fosse saborosa e especial!



VITELO ENROLADO AO FORNO COM ERVAS
ACOMPANHADO DE BATATAS E ECHALOTES


Ingredientes:

-1 pedaço de lombo de vitelo (o meu deveria ter uns 500g mais ou menos) cortado para enrolar;
- 3 dentes de alho cortado em lâminas finas;
- 1 colher (de sopa) de azeite;
- folhas frescas picadas de sálvia e alecrim;
- 1/2 copo de vinho branco seco;
- suco de 1/2 limão;
- 1 caldinho de carne;
- sal e pimenta a gosto.

- batatas limpas e descascadas a gosto (o importante, para um cozimento por igual, é que as batatas ou pedaços de batata sejam sempre mais ou menos do mesmo tamanho!);
- echalotes limpas e descascadas a gosto, cortadas ao meio;
- 1 colher (de sopa) de azeite;
- folhas frescas de sálvia e alecrim;
- sal e pimenta a gosto.



Prepare o vitelo, na noite anterior, colocando o alho em lâminas e as ervas picadas na parte central do lombo de vitelo e vá enrolando com as mãos a carne e prenda com uma rede própria ou então amarre com barbante para uso culinário.
Depois, em um recipiente com tampa, coloque o vinho, o suco de limão, o azeite, o caldo de carne, o sal e a pimenta e misture.
Em seguida, mergulhe o vitelo amarrado, tampe e deixe na geladeira, virando a carne de vez em qdo.

No dia seguinte, em uma forma, misture as batatas e as echalotes com azeite, sálvia, alecrim e um pouco de sal e pimenta (não muito!) e acomode-as em uma das metades da forma.
Na outra metade, coloque o vitelo com um pouquinho do molho, cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno médio (180 graus) por mais ou menos 30 minutos ou 40 minutos (depende do forno), regando, de vez em quando, com o restante do molho.
Passados os 30 minutos, retire o papel alumínio e aumente o forno para 200 graus, para enxugar o molho e criar a casquinha crocante na carne e nas batatas.
Sirva em fatias, acompanhado das batatas e echalotes.
Buon appetito!

Labels:

2 Comments:

Blogger dri haddad said...

adorei seu blog..suas estorias são interessantissimas!!!parabéns..onde voce mora na Italia?fiquei curiosa...
um beijo
adriana

6:13 pm  
Blogger Ginger Slice said...

Valeu, cara! ;)
Seja sempre benvinda!

9:41 pm  

Post a Comment

<< Home