Sunday, May 25, 2008

Cenas de um aniversário

A receita é simples! Paixão pela gastronomia. Nenhum medo de errar (tudo pode e DEVE ser "aprimorado", pois o toque pessoal, na minha opinião é fundamental!!!). Experimentar. Ousar. Fotografar. Postar! risos... Daí divulga-se entre os amigos queridos e já aí é meio caminho andado... esperando sempre poder ampliar os horizontes e as trocas de experiências gastronômicas! ;)

Considero todas as boas ocasiões ótimas pra um jantar, ou um almoço entre amigos, um pic-nic, uma festa... e uma grande paixão dentro da minha paixão culinária é pensar e organizar menus! ADORO!!!!... E este final de semana foi minha ocasião pra bolar e cozinhar um menu de aniversário da filha de uma amiga, que queria fazer uma festinha despretensiona no jardim com um menu fresco e primaveril, que fosse relativamente simples, mas com um toque original e refinado! ;)

Desta e de outras pequenas experiências pude aprender alguns passos e considerações importantes para uma boa organização da cozinha e um menu, que agradará a todos! ;) Eis algumas:
1 FOME DE QUÊ? - Uma e talvez a primeira coisa ao organizar um menu, além de considar o horário, o local e o tipo de recebimento, é importante conhecer o gosto dos convidados e, principalmente, se algum convidado é alérgico a algum tipo de alimento (por ex: frutos do mar; morangos; cogumelos; etc...)
2 DE LAMBER OD DEDOS! - Se o recebimento é ao ar-livre, num jardim por ex., priorizar o menu com fingerfood, ou de qualquer modo, pratos tipo "pic-nic", que possam ser saboreados em qualquer lugar.
3 MAS QUANDO COMPREI ESTAVA TUDO BOM! - Uma vez escolhido o menu, organizar a lista de compras dos alimentos. Existem os alimentos que podem ser comprados com antecedência, e os alimentos, que devem ser frescos e comprados no dia da festa.
4 OPS! ALGUM FORNO LIVRE, PLEASE!?! - No dia do recebimento, partir dos pratos mais complicados e, se possível, intercalar a preparação com aqueles mais simples! Nunca fazer, ao mesmo tempo, pratos diferentes, que exijam o mesmo tipo de cozimento (um bolo e uma torta, por exemplo!).
Uma das receitas escolhidas para o menu foi uma salada de macarrão fresca e saborosa:
SALADA DE MACARRÃO COM RÚCULA,
TOMATINHOS CEREJA, MOZZARELLA E GERGELIM



Ingredientes:

- macarrão tipo gravatinha ou borboleta;
- tomatinhos cereja;
- mozzarela de búfala;
- sementes de gergelim;
- folhas de rúcula;
- folhas de manjericão fresco;
- azeite e vinagre balsâmico a gosto;
- sal e pimenta a gosto.


Cozinhe o macarrão em água com sal (cerca de 80gr/pessoa) até ficar al dente.
Escorra e coloque em um recipiente com um fio de azeite. Deixe esfriar.
Corte os tomatinhos em quatro e fatie ou corte as mozzarelas em cubos (dependendo do tamanho).
Lave as folhas de rúcula e de manjericão.
Misture tudo ao macarrão já frio e tempere com o sal, a pimenta moída na hora, o vinagre balsâmico e mais azeite (se necessário!).
Salpique as sementes de gergelim!


Sirva frio!

Boa festa!!!! :)

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home