Tuesday, April 29, 2008

On the road

Não foi só de cansaço o final de semana prolongado, que me levou lá para as terras do norte, no Veneto...
...Foi também festeiro e, por que não, turístico ;)
Conheci um pedacinho de Ferrara (ainda na região da Emilia Romagna), que nao conhecia... com seu Castelo di San Michele (ou Castelo Estente - provavelmente em referência a dinastia da família Este em Ferrara), todo imponente e protegido por uma fossa d'água ao seu redor... sua gente, que, aos montes, se move pelas ruas em suas bicicletas (o que me fez lembrar muito a Dinamarca!)... tudo numa atmosfera alegre e descontraída!...

Outro fator que conheci ali, in loco, foi o curioso pão - devidamente disposto em todas as vitrines das padarias!
Com seu formato estranho, pra não falar do seu delicioso perfume, chama logo a atenção. É o Coppia, um pão todo torcido e retorcido, de consistência muito macia, com uma casquinha crocante, sem ser dura.
Este pão tem origem em Ferrara em 1563, para um importante jantar oferecido ao Duque de Ferrara e torna-se o símbolo de toda uma cultura, inigualável e inimitável, que faz dele único.
Impossível caminhar pelas ruas de Ferrara e não parar em alguma padaria para saborear um pedacinho deste pão! ;)


De Ferrara, a direção era o meu "confetinho do Veneto", a minha querida Treviso :) - terra do radicchio e do prosecco, berco do tiramisù e lar da Benetton :)))
Pena que o tempo a disposição era pouco e, apesar da guia que vos fala ter tentado mostrar ao maximo a cidade e seus sabores, nao deu pra ver tudo! Quem sabe uma proxima vez!? Com muito mais calma, obviamente...
Para degustar um bom prosecco sentada num dos tantos bares da cidade, olhando a cidade passar... refletida nas margens de Sile e de Cagnan... pintada nos afrescos, que contam de uma Treviso colorida antes da guerra...
...e jantar no Toni del Spin, um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, com seus pratos tipicamente trevigianos... e tbèm aproveitar a simpatia local de seus habitantes :)
No Toni del Spin, uma de suas especialidades é a polenta com radicchio e sopressa (uma espécie de salame trevigiano!). Uma delícia!


Fica a dica! ;)
E caio na estrada de novo!!!!... com mais novidades vindo por aí! ;)
E PARABÉNS a uma pessoa muito especial!!!!!!!!!!

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home