Sunday, March 02, 2008

寿司: 完全さを求めて(sushi: em busca da perfeição!)


こんにちは!!!.. Porque Gingerslice também se aventura em receitas orientais! ;) risos...

Não é exatemente a primeira vez que decido fazer os harmoniosos e coloridos sushis. Mas a primeira tentativa, vários anos atrás, levava só verduras e legumes, sem o complemento do peixe. E já fazia um bom tempo que me mordia aquela vontade de tentar de novo, dessa vez completo, com o peixe!

A vontade só fez aumentar, quando há algumas semanas uma minha amiga, também esta fã dos taiszinhos, começou a me instigar e daí foi. ;)

Coincidência ou não... justo nesses dias estava lembrando das minhas aulas de japonês anos e anos atrás!... nostalgia a parte... sushi pra todos!!!! :)))

A própria palavra sushi faz referência ao arroz, que, aromatizado com vinagre, é a base deste prato tão en vogue. Ou seja, pra fazer sushis, a primeira coisa a ser pensada é, claro, o arroz!


ARROZ PARA SUSHI

Ingredientes:

- 500g de arroz para sushi (que pode ser comprado em qualquer casa de produtos asiáticos);
- 1/2 copo de vinagre de arroz (ou de maçã);
- 2 colheres (de sopa) de açúcar refinado;
- 1/2 colher (de sopa) de sal.


Lave o arroz em água fria, trocando de água até que a água fique transparente. Em seguida, deixe-o em banho por 15 mais ou menos minutos. Escorra novamente a água e coloque-o em uma panela, em quantidade igual ao seu peso, ou seja, 500ml de água.

Cozinhe o arroz em fogo alto até ferver a água; depois disso, abaixe o fogo e deixe cozinhar até que toda a água tenha sido evaporada.

Quando estiver cozido, coloque-o em um hanghiri (uma forma de madeira - mas eu coloquei em uma forma normal de cozinha e funciona também!).

Então dissolva o sal e o açúcar no vinagre, aquecendo um pouco no fogo. Esfrie em seguida a mistura e despeje sobre o arroz, distribuindo bem.

Com a ajuda de uma colher de pau, vá misturando o arroz, para que ele absorva bem a mistura com o vinagre. Com um leque (uchiwa), na outra mão, vá esfriando o arroz, a medida que o viangre evapora.

Para evitar que o arroz resseque, amontoe tudo num cantinho da forma e cubra com um pano úmido. Deixe reposar!


OBS: com os 500g de arroz que fiz, consegui fazer 2 rolos de futomaki e 4 de hosomaki, mais uma bandeja com quase uns 25 nighiris.



FUTOMAKI E HOSOMAKI



Ingredientes:
para os futomakis que eu fiz, usei...

- redinha de bambu própria para sushi;
- bastõeszinhos de pepino;
- bastõezinhos de cenoura;
- bastõeszinhos de abacate;
- tiras de um omelete feito apenas com ovos e sal em um fio de azeite;
- tiras de filé de salmão e atum frescos;
- gergelim torrado;
- folhas de alga;
- um pouco do arroz para sushi;
- wasabi.


Com a ajuda de uma faca afiada, corte todos os legumes e o peixe bem fresco.

Sobre a redinha de bambu (com o lado mais lúcido virado pra cima), coloque a folha de alga (com o lado brilhante para baixo!).

Com as mão molhadas em um pouco de água com vinagre (e isso é muito importante para o arroz não grudar sempre nas mãos!!!) e distribua por toda a folha de alga uma camada não muito grossa de arroz, pressionando com os dedos, com exceção da largura superior, deixando uma faixa de mais ou menos 2 cm. Lambuze um pouquinho o dedo com wasabi e passe um pouquinho sobre o arroz.

Sobre o arroz, um pouco depois do início da parte inferior da folha de alga, distribua uma fileira (no sentido horizontal) de peixe (salmão ou atum), depois os legumes (eu coloquei abacate, pepino, cenoura...) e uma tira de omelete.

Por fim, salpique um pouco de gergelim e com a ajuda da redinha, comece a girar o rolo. Sempre com a mão bem firme e apertando um pouco.

Quando o rolo tiver sido fechado, é importante que a redinha esteja livre e que se consiga fazer deslizar o rolo dentro dela. Pressione bem com os dedos e desenrole a redinha.

Corte os sushis (mais ou menos 1 cm) com uma faca bem afiada, molhando-a em água de vez em quando para não grudar.


... para os hosomakis que eu fiz, usei quase os mesmos ingredientes, com a diferença que os combinei de modo diverso.


Sendo menores, os hosomakis levam quase que a metade do recheio, em comparação com os futomakis.

O praparo também é o mesmo, mas em vez de uma folha de alga inteira, para um hosomaki, usa-se só a metade da folha de alga. Uma camada de arroz e um poquinho de wasabi.

O recheio também é distribuído de modo diverso. Em vez de começar um pouco depois da parte inferior da folha, começa-se no meio da folha. Então, coloca-se sobre a camada de arroz, uma fileira (sempre na horizontal!) de salmão fresco e uma de abacate no meio da folha. Um pouco de gergelim e fecha-se o rolinho, que é bem menor em relação ao futomaki.

Para os hosomakis, combinei salmão com abacate e gergelim e também atum com pepino e gergelim. Os hosomakis também podem ser feitos só com legumes!


HUMMM!!!


NIGHIRI



Ingredientes:

- arroz para sushi;
- fatias de salmão e de atum frescos;
- omelete e tiras de algas;
- wasabi.



Molhando as mãos em água com vinagre, pegue uma porção pequena de arroz e molde em uma das mãos, pressionando, mas sem amassar o arroz. Faça como que pequenos "croquetes de arroz" e, na parte superior do "croquete", coloque uma fatia de peixe fresco, com um pouquinho de wasabi e pressione um pouco com os dedos da outra mão, para dar forma.

Para o nighiri com o omelete cortado em rolinhos, repita os mesmo procedimento e fechando com uma tira de alga, presa com um grão de arroz amassado.


Sirva com gengibre em conserva e molho de soja.


よい食欲

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Bravissima!!! Che bei piatti di Sushi e che belle foto sono!!! Complimenti!!! Atsuko :-)

9:10 pm  

Post a Comment

<< Home