Wednesday, February 13, 2008

TRADIÇÃO

Literalmente a palavra "tradição" significa "transmissão". Transmissão oral hábitos, costumes, e tantas coisas mais... etc, etc, etc... de geração em geração!... Viva as surpresas do novo... mas o tradicional, com certeza, também é bom! Bom demais!!!!... :)
Quem não tem em casa (ou na casa da mãe, da tia, vó, amiga...) aquele cardeno velho, já desbotado, cheio de receitinhas escritas a mão do bolo da Vó Amália, sequilhos da tia Lucia, torta da Má?... ai, que delícia!...
Tradicionais também são os pratos que representam os hábitos alimentares de uma certa região (vide a "pizza italiana", a "qualhada seca" síria, o "sushi" japonês, o "couscous" marroquino....)... e seus ingredientes.
O coelho na região da Liguria (mas diria que em quase toda a Itália!) sempre foi e tem sido o protagonista na mesa, principalmente no interior. A receita clássica do coelho "de panela" (Coniglio in umido) leva vinho branco seco, ervas e pinoli. Eba!!!!!....


COELHO "DE PANELA" COM PINOLIS




Ingredientes:

- 1 coelho;
- 1 cebola;
- 1 talo de salsão;
- 1 cenoura grande;
- 2 dentes de alho;
- 1 ramo de tomilho;
- 1 ramo de alecrim;
- folhas de sálvia;
- 1 copo de vinho branco seco;
- 1 colh. (de chá) de manteiga;
- 150g de tomates pelados;
- 2 colh. (de sopa) de pinoli;
- azeite, sal e pimenta.


Limpe o coelho e corte-o em pedaços e pique a cebola, o alho, a cenoura e o salsão.


Em uma panela, refogue o alho, a cebola, as ervas (tomilho, alecrim e sálvia) com o azeite e a manteiga... em seguida, acrescente os pedaços de coelho e continue a refogar até que fiquem dourados.

Junte a cenoura e o salsão aos pedaços de coelho e tempere com um pouco de sal e pimenta branca moída. Em seguida, adicione o vinho branco e deixe evaporar um pouco.


Por fim, acrescente os tomates pelados amassados com a ajuda de um garfo e depois os pinolis. Misture tudo e regule o sal.


Abaixe bem o fogo, tampe e deixe cozinhar lentamente por umas duas horas.


Depois é só comer!!! ;)


Buon appetito!!!!


Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home