Saturday, March 29, 2008

Macarons: sucreries coloriés!!!



Très français essa receita, que, confesso, não faz tanto tempo que descobri. Vi a alguns anos, lindos, redondos, coloridos esses doces, que lembram "ios-iôs"! risos... mas na época nem passada por essa minha cabecinha teimosa fazê-los. Achava muito complicado e esqueci!...
Mas o tempo passou e como ultimamente ando meio fã da confeitaria francesa (já desde a receitinha do bolo de pistache!)... vira e mexe, entre um site e outro, me deparo com os taiszinhos... sempre lindos, redondos, coloridos... e, porque não, chiquérrimos!...



O macaron é quase um suspiro. O que muda é (numa versão bem mais simplificada do que a receita original de macarons) que além das claras em neve e o açúcar, vai também farinha de avelãs ou amêndoas (no Brasil, a opção pode ser farinha de castanhas de caju).
O corante natural ou não alimentar dá a dica de qual será o sabor do recheio - este sim define se o macaron é de chocolate, de framboesas, de pistache, de café, de chá earl grey, de lavanda... e por que não maracujá, cupuaçu... com gengibre ou cardamomos? ;)


Pros meus, escolhi capuccino e estes com framboesa são de inspirados nos do fantástico Pierre Hermé, um grande gênio da confeitaria.
MACARONS DE CAPUCCINO
&
MACARONS COM CREME E FRAMBOESA



Ingredientes:
- 4 claras em temperatura ambiente;
- 130g de farinha de avelãs bem fina;
- 220 g de açúcar de confeiteiro;
- 60g de açúcar refinado
- corante de alimentos vermelho;
- pó de café;
- 1 colher (de chá) de licor creme de whiky.
Pré-aqueça o forno em 140 graus.
Unte as formas com manteiga e com papel manteiga.
Misture a farinha de avelãs com o açúcar de confeiteiro e passe tudo por uma peneira, para eliminar aquelas bolinhas de açúcar e misturar bem! Reserve.
Comece a bater as claras em neve, adicionando o açúcar refinado aos poucos (em mais ou menos 3 vezes!).
Quando as claras e o açúcar estiverem bem firmes, pare de bater e com cuidado (misturando sempre delicadamente de baixo pra cima com a colher) misture à clara em neve, a farinha de avelã com o açúcar de confeirteiro.
Aqui, neste ponto eu dividi a massa e coloquei, em uma, um pouco de corante para alimentos vermelho e, na outra, uma ou duas colherinhas de pó de café e do licor e incorporei tudo à mistura, sempre com muito cuidado.
Com a ajuda de um saco de confeiteiro, ou, como no meu caso, de um saquinho plástico normal, limpo, cheio da mistura e cortado numa das pontinhas, bem próximo ao fundo da forma, vá pressionando e fazendo bolinhas não muito cheias com a mistura - deixando entre elas um espaço de mais ou menos 3 ou 4 cm.
Deixe-as descansar na forma por uma meia hora e depois coloque no forno, sempre a 140 graus e deixe uns 12 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de mexer!



O recheio geralmente usado nos macaron é o ganache (chocolate derretido com creme de leite e o sabor desejado) ou então uma geléia.
Mas resolvi mudar um pouquinho e fiz uma base de brigadeiro branco com:
- 1 lata de leite condensado;
- 1 gema;
- 2 colheres de (sopa) de manteiga;
- café solúvel;
- framboesas frescas ou qualquer outra fruta vermelha.
Misture o leite condensado, a gema e a manteiga e leve ao fogo, mexendo sempre, até ferver e engrossar e que ao mexer com a colher, você veja o fundo da panela. Cuidando para não deixar queimar o funda da panela e nem formar pequenas pelotinhas mais duras.
Retire do fogo e divida a mistura em duas partes. Numa delas misture um pouco de café solúvel e mexa bem!
Deixe esfriar e depois recheie, com a ajuda de uma colher, os macarons.
No de framboesa, entre um macarron e outro, além do brigadeiro branco, coloque as frutinhas frescas!
... e voilá!!! :)

OBS: Tente fazer as bolinhas todas mais ou menos do mesmo tamanho, para que elas "se casem" direitinho na hora de rechear!


OBS2: Faça sempre os macarons em números pares!







Labels:

2 Comments:

Blogger Gabiyellow said...

Olá, estava vendo suas receitas e gostaria de saber onde você encontrou pra vender as framboesas dos macarrons... foi no brasil? por Deus, eu ja procurei em todos os mercados e não encontrei um que vendesse elas! se poderes me ajudar me mande um email gabiyellow2@gmail.com

obrigada e parabens pelo blog!

8:10 pm  
Blogger Ginger Slice said...

Ola Gabiyellow,

sò agora vi teu post!
Entao, nao foi no Brasil, nao... mas acho que nos grandes mercados voce pode encontrar! Senao substitua as framboesas com amoras... :)

abracos
Ginger

10:35 pm  

Post a Comment

<< Home