Tuesday, April 08, 2008

Quando chega a primavera e... o que fazer com aspargos? Parte 1



A aspargo fresco faz parte daquelas verduras primaveris, com as quais começo a ter um pouco mais de intimidade. Ainda mais depois que comprei uma máquina pra cozinhar no vapor elétrica, arrisco mesmo! risos ;)
Os aspargos ficam ótimos cozinhos no vapor!... e do cozimento ao vapor para a infinidade de pratos, que se pode fazer e inventar... ah!... é um pulo!
Essa é uma receitinha interessante pra um jantar primaveril, quando começa a esquentar e o corpo começa a pedir alimentos e pratos mais leves... ainda mais se com um bom vinho branco fresco pra acompanhar! :)

ROLINHOS DE PEITO DE PERU
RECHEADOS COM ASPARGOS E CENOURA





Ingredientes:
(na composição de um rolinho)

- 1 filé de peito de peru (ou filé de frango);
- 2 ou 3 pontas de aspargos (depente da grossura das pontas) cozidas no vapor (por mais ou menos 15min);
- 2 ou 3 palitos de cenoura (também cozidos no vapor);
- cebola picada em pétalas;
- caldo de legumes ou frango;
- gengibre em pó;
- pimenta moída;
- suco de limão;
- 1/2 copo de vinho branco seco;
- azeite e sal.



Abra um pouco o filé, batendo levemente com um martelo de cozinha, deixando-o mais fácil de ser enrolado. Tempere o filé de peru com sal, limão, pimenta moída, gengibre em pó e o caldo de legumes ou frango. Deixe descansar um pouco para pegar gosto.
Depois, em uma das extremidades do filé (no sentido do comprimento), coloque as pontas de aspargos e os palitos de cenoura e faça os rolinhos, pressionando bem com os dedos para ficarem bem firmes.
Com um barbante de cozinha, amarre o rolinho e faça os mesmo precedimento para quantos rolinhos quiser.
Numa frigideira anti-aderente, refogue as pétalas de cebola com um pouco de azeite e depois acrescente os rolinhos e vá fazendo com que ele pegue cor em toda a sua volta.
Adicione o vinho branco seco, abaixe um pouco a chama e tampe a frigideira e deixe cozinhar, girando o rolinho de tempo em tempo.
Quando a carne estiver cozida, aumente a chama e deixe dourar.
Sirva a seguir numa "caminha" feita com a cebola!
Voilá!!!!


Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home