Thursday, August 20, 2009

I'm back in a "HIGH tea" STYLE ;)

Sei que passou um "longo inverno" (embora aqui fosse verão!) desde o meu último post (e aproveito a deixa para desculpar-me com todos, que fielmente acessam este meu blog em busca de novos sapores, e que, depois, tantas vezes nestes últimos meses me cobraram o retorno! ;) ... e depois de um "longo silêncio" volto a postar minhas experiências justamente em uma semana, em que, na Itália, nada funciona! Risos....

Mas por ironia do destino ou teimosia mesmo de quem gosta, em certas situações da vida, ser desobediente... risos... voltei em plenas férias de verão italianas, em que tudo fecha: quitandas... mercadinhos... lojinhas... até restaurantes... enfim, literalmente quase tudo!... todo dia tem cara de domingo! Incrível!...

No ano passado estava de férias nesse período (este ano não... o que deixa todo esse vazio urbano ainda mais estranho!). E foi mais ou menos a um ano atrás... em terras escocesas, numa tarde de vento e chuva, que provei, pela primeira vez, um chá da tarde inglês ("a traditional high tea", como dizia mais ou menoso menu daquele meu high tea in St. Andrews!)... e confesso que desde aquele dia tive comigo a vontade de experimentar essa atmosfera do high tea entre amigos!


Após um tempo de pesquisa sobre as receitas mais interessantes e tradicionais, decidi o meu menu (que, aos poucos, postarei aqui no blog... receita por receita!) e, com a ajuda de uma amiga tão entusiasmada quanto eu, fizemos nosso high tea britânico em terras italianas... e até a chuva veio! risos....

Como meu primeiro chá da tarde britânico foi na Escócia e como adoro o sotaque escocês tanto quando gosto dessa receita... ladies and gentlemen...


LEMON "DRrrrrrIZZLE"
CAKE


Esta receita eu encontrei no site Good Food da BBC... e o resultado foi um bolo macio e molhadinho... hummmm... uma delícia!

Ingredientes:

- 225g de manteiga (de boa qualidade) sem em temperatura ambiente
- 225g de açúcar refinado
- 4 ovos
- raspas de 1 limão
- 225g de farinha de trigo com fermento

Para a cobertura:

- suco de 11 limões
- 85g de açúcar refinado


Pré-aqueça o forno em 180 graus e unte uma forma daquelas próprias para "bolo inglês" (estreita e retangolar) com manteiga.

Bata a manteiga e o açúcar juntos até obter uma mistura espumosa e esbranquiçada.

Então adicione os ovos, um de cada vez, misturando devagar.

Coloque a farinha de trigo e em seguida adiciona as raspas de limão e misture até obter uma massa homogênea.

Despeje a massa na forma untada e nivele a parte superior com a ajuda de uma colher.

Asse por mais ou menos 45 ou 50 min, até que, enfiando um palito no centro do bolo, este saia limpo.

Enquanto o bolo esfria, misture o suco de limão e o açúcar para fazer a cobertura.

Com a ajuda de um palito, fure toda a superfície do bolo e distribua a mistura de açúcar e limão sobre ele ainda quente.

Deixe na forma até que esteja completamente frio, então desenforme e sirva.

Enjoy it!!!


In English (original lemon drizzle cake recipe from BBC Good Food)

In italiano - TORTA AL LIMONE INGLESE

Ingridienti:

* 225g di burro (di buona qualità - ho usato uno francese!) a temperatura ambiente
* 225g di zucchero
* 4 uova
* buccia di 1 limone grattata
* 225g di farina con lievito

Per coprire la torta:

* succo di 11 limoni
* 85g di zucchero

Preriscaldare il forno a 180 gradi e imburrare una teglia di quelle usate per fare "torta inglese" (lunghe e strette).

Sbattere il burro con lo zucchero fino ad ottenere una mistura chiara e cremosa.

Allora aggiungere le uova, una alla volta, mescolando piano.

Aggiungere la farina e poi la buccia del limone e mescolare fino ad ottenere un composto omogeneo.

Versare il composto nella teglia imburrata e livellare la superficie della torta con l'aiuto di un cucchiaio.

Mettere in forno per circa 45 o 50 min oppure fino a quando infillando uno stecchino nel centro della torna, questo esca pulito.

Mentre la torta si raffredda, mescolare il succo dei limoni con lo zucchero.

Con l'aiuto di uno stecchino, forare tutta la superficie della torta e e versare la mistura di zucchero e succo di limone sulla torta ancora calda.

Lasciare raffreddare completamente e servire.

4 Comments:

Blogger Nana said...

Ginger, seja bem vinda!!!!
Menina, eu adoroooo bolo assim, imaginei o sabor agora, ui ui ui...
Eu adoro esse site, tem coisas maravilhosas e é bom ver alguém que fez uma receitinha de lá, ainda não me atrevi.
Bjss

7:12 pm  
Blogger Ginger Slice said...

Oi Nana! ;)
Valeu!
E vale a pena fazer essa receita sim... fica muuuuito boa!

bjs
Ginger

2:45 pm  
Blogger Unknown said...

Ginger gostaria que vc confirmasse quantos limões para cobertura eu acho que deve ser 1 (hum) mas saiu escrito 11, voce poderia me confirmar por favor

abraço
Loredana

5:55 am  
Blogger Ginger Slice said...

Oi Loredana,

desculpa a demora pra responder.
Sao 11 limoes mesmo! O bolo fica bem molhadinho!

abracos
Ginger

10:18 pm  

Post a Comment

<< Home