Sunday, December 28, 2008

Receitas de supermercado

Qual a melhor parte das festas de final de ano (e por não, das festas em geral) senão aquela dos preparativos... embora sempre insistamos em reclamar do tempo! Mas acredito que reclamar faz parte do ser humano e que o tempo, lá no final das contas, é quase sempre suficiente pra todas as nossas mirabolantes invenções! ;)

Bom, mas tenho que admitir que estou de férias esses dias e as coisas são sim bem mais fáceis! risos...

E fazia tempo que queria postar essa receita... mais tempo ainda fazia que queria experimentá-la! Desde que amigo buongustaio, ao telefone, com a revistinha do supermercado na mão (uma famosa rede de supermercados britânica, a
TESCO), leu-a todinha pra mim! rsss...

A idéia de misturar o doce da abóbora madura com aquele gosto salgadinho do quejio greco feta parecia muito interessante e estava mais do que curiosa de ver o resultado! E em uma das minhas idas no supermercado italiano aqui perto de casa, encontrei, entre os produtos biológicos, uma abóbora, que de tão pequena e redondinha, parecia de brinquedo... tirada dos livrinhos da mamãe ganso! :) Pronto!

TIGELINHA DE ABÓBORA COM CEBOLA ROXA,
QUEIJO FETA, PINOLIS & MENTA

Ingredientes:

(para uma abóbora pequena)

- 1 abóbora madura (essa era mesmo bem pequena e devia pesar uns 450 ou 500g);

- 1 cebola roxa;

- pinolis a gosto;

- queijo feta cortado em cubinhos a gosto;

- sal e pimenta a gosto;

- folhas de menta fresca.


Limpe a lave a abóbora, cortando uma "tampa" e retirando, com a ajuda de uma colher, todas as sementes.

Depois, com uma faca e uma colher, escave toda a parte interior da abóbora, deixando apenas uma camada fina de polpa. Reserve a polpa.

Pincele toda a "tigela", que se formou, por dentro e por fora com azeite. Depois salpique um pouco de sal e leve ao forno baixo (150 graus), para assar.

Corte a polpa em cubinhos e a cebola roca ao meio e depois, cada metade, em quatro partes.

Refogue a cebola no azeite e depois acrescente os cubinhos de abóbora. Ajuste o sal e a pimenta e deixe no fogo até que a abóbora fique macia.

Desligue o fogo e misture os pinolis e os cubinhos de queijo feta. Reserve.

Quando a "tigela" de abóbora estiver cozida (quando o garfo entra com facilidade na parte interna da abóbora), retire-a um momento do forno e preencha-a com o refogado de abóbora e cebola com pinolis e queijo, recolocando-a no forno (agora alto, 250 graus) logo em seguida, para dar uma tostadinha! Cuidado aqui pra não queimar!

Sirva quente, com as folhinhas de menta fresca por cima!

Enjoy it!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home