Tuesday, November 25, 2008

Castanhas

Ultimamente (a menos que uma vontadezinha um pouco mais insólita fique martelando na minha cabeça!) tenho aproveitado sempre (e em alguns casos quase ao máximo!) as verduras, frutas ou legumes da estação nas minhas receitas! :)

E o outono é o período das abóboras, dos cogumelos, das maçãs, do caqui e das castanhas! Até bem pouco tempo atrás, só conhecia pouquissímos modos para preparar as tais (conhecidas no Brasil como "castanhas portuguesas", ou no inglês "sweet chestnut"): cozidas ou assadas... , ou, claro, como marrons glacés! :) ... ...mas eis que aqui descobri a farinha de castanha :))) e a farinha de marron... descobri também que os chamados marrons sao maiores e mais doces do que as castanhas normais e, justamente por isso, mais apreciados e mais caros!

foto from Wikipedia


Falando em castanhas... lembro que uma vez eu estava no quintal, na casa dos meus pais,
quando, debaixo da castanheira (que ali infelizmente dá umas poucas castanhas, que caem do pé ainda verdes!), cheia daquelas cascas espinhudas (que só as castanhas tem!), vi uma "casca de castanha" se mexer... e caminhar! Meus olhos não podiam acreditar no que estavam vendo... uma castanha que caminhava??? Impossível!...

Aproximei-me e aquela bola de espinhos começou a gritar... risos... foi aí que vi que não se tratava de uma casca de castanha espinhuda, mas de um filhotinho de ouriço! ;) risos... gritava, pobrezinho, tamanho era o susto da camuflagem
já não mais perfeita!...

Bom mas voltando ao assunto... munida de um saco de farinha de castanha e um saco de farinha de marrons (que conservo ainda para uma receita mais especial! ;) ... comecei mais esta minha busca gastronômica!...

Na pesquisa mais informal e direta, com amigos e conhecidos, ouvi repetidamente de todos os meus conhecidos toscanos praticamente a mesma coisa quando chegava e perguntava se sabiam alguma receita interessante com "farinha di castagna". Risos ;)

A resposta era sempre "
castagnaccio" ou "baldino" (uma praticamente sinônimo da outra, e o que varia é a posicao geográfica!)

Apesar de apreciar os pratos típicos de cada lugar e de colocar esta receita na minha lista... ainda não era bem aquilo que procurava! Queria algo diferente sem ser trabalhoso demais como os maravilhosos "mont blans" (que espero ainda preparar!!! :)

E ainda sem saber direito o que queria, embora soubesse o que não queria, continuei buscando...

Visitei páginas em línguas e nações diversas... vi fotos, buscando inspiração... enfim rodei o mundo e voltei pra Itália... ironia ou não do destino, foi na Italia finalmente que encontrei a receita que procurava :))))) ... entre as comidinhas de
Zenzero & Cannella... porém (pra variar!) não usei pedaços de marrons, mas chocolate ao leite e meio amargo! ;)
MUFFINS DE CASTANHA
COM PEDAÇOS DE CHOCOLATE

Ingredientes:

200g de farinha de trigo;
115g de farinha de castanha;
125g de açúcar;
150g de manteiga;
2 ovos;
1 pitada de sal;
mais ou menos 1 copo de leite (250g);
pedaços de chocolate picados (usei chocolate ao leite e meio amargo)
1 colher (de sopa) de fermento em pó.


Derreta um pouco a manteiga, sem deixar ferver. Reserve.

Com um pincel e um pouco da manteiga, unte as forminhas para muffins (essa receita deu mais ou menos uns 10 muffins).

Numa tigela, misture todos os ingredientes secos (as farinhas, o açúcar e o fermento) e, então, em uma outra, bata bem os ovos com uma pitada de sal, a manteiga e o leite.

Em seguida, misture as duas misturas (seca e molhada ;) risos... e junte os pedaços de chocolate.

Encha as forminhas até a metade mais ou menos e asse em forno médio (180 graus) por mais ou menos uns 30 minutos ou até que a superfície dos muffins fique dourada e comece a rachar.

Voilá!!!!

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Olá Ginger,

muito interessante esta receita! Parabéns! Mas se não consigo encontrar a farinha de castanha portuguesa, poderia usar a farinha de castanha de caju ou do Pará?
abraços

2:03 pm  
Blogger Ginger Slice said...

Obrigada! :)

Entao, eu acho que a farinha de castanha portuguesa pode ser encontrada em algumas casa de produtos importados.

Ou entao (e acho que seria mais interessante ainda!), talvez ficasse bem bom usar farinha de castanha de caju ou de castanha do Parà.

Alèm dos pedacos de chocolate, tbèm acho que seria interessante tentar com pedacinhos de castanha do Para ou de caju... ou entao frutas, como maca ou pera :)

Ginger

12:00 pm  

Post a Comment

<< Home