Saturday, October 25, 2008

Uma maneira diferente de cozinhar com jabuticaba

O quê? Jabuticaba?
Pois é... geralmente a jabuticaba (quem não passou horas empoleirado no pé dessa fruta quando era criança?), frutinha da infância de muitos, acaba muitas vezes esquecida na culinária brasileira. Todo mundo lembra do licor... claro!... e da geléia... hummm...
Mas... por que não ir além? :)
Não é novidade fazer molhos para carnes com frutinhas vermelhas... e assim foi também com a jabuticaba! :) A primeira vez que ouvi tal combinação fiquei curiosa... e desde então soube que um dia faria uma versãozinha minha! ;)
Porém sabe como é... entre uma receita aqui e outra ali... e a jabuticaba acabava quase sempre esquecida!...
Então, apesar de vir de um lugar onde jabuticabeiras não faltam... e por ironia do destino... minha primeira aventura com essa frutinha velha conhecida foi em terras estrangeiras! risos ;) Tudo obra de pessoas mais que queridas, que vieram me visitar!...
E quando o momento chegou, tinha que ser perfeito! Até desenho do prato eu fiz antes de colocar a mão na massa! risos... e confesso que funcionou! ;)


PEITO DE FRANGO GRELHADO COM MOLHO DE JABUTICABA
E PERAS NA MANTEIGA COM PIMENTA BRANCA MOÍDA


Ingredientes:
(pra 2 pessoas)

- 1 peito de frango limpo e desossado;
- 1 pera;
- 1 cebola média cortada fininho;
- 1 dente de alho picadinho;
- 1 colher (de sopa) de manteiga;
- 1 colher (de sopa) de azeite extravirgem;
- sal e pimenta a gosto;
- 1 caldo de legumes;
- pimenta branca moída a gosto;
- raspas de limão;
- 2 colheres (de sopa) de licor de jabuticaba;
- 1 colher (de chá) de geléia de jabuticaba.

Lave e corte a pera ao meio, retire as sementes e, em seguida, vá cortando fatias finas, no sentido do comprimento.

Em uma frigideira anti-aderente, aqueça a manteiga e distribua as fatias de pera. Tempere com um pouco de pimenta moída e uma pitadinha de sal. Refogue por alguns instantes, virando, com cuidado para não desfazer as fatias, de um lado e do outro. Reserve.

Na mesma frigideira, adicione o azeite, e depois a cebola e o alho, as raspas de limão e deixe refogar até que fique dourada.

Enquanto isso, separe o peito de frango em 2 partes e faça cortes diagonais de cima para baixo, em toda a superfície (fiz uns 4 cortes!). Tempere com sal, pimenta e caldo de legumes.

Acrescente o peito de frango ao refogado de cebola e alho e deixe cozinhar, virando de um lado e depois de outro.

Quando o peito de frango estiver cozido, retire o frango da frigideira e na mistura de cebola e alho, que sobrou na frigideira, acrescente o licor e a geléia de jabuticaba. Ajuste o sal e a pimenta e deixe ferver alguns instantes.

Num prato, disponha as fatias de pera e, por cima, o peito de frango. Cubra com o molho de jabuticabas e sirva em seguida!


Voilá!!!


OBS: É um prato levemente doce que deve ser servido em composição com outros pratos em uma refeição.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home