Wednesday, October 22, 2008

Estação das folhas


É oficial!... É outuno!... Veio a chuva... e com ela aquela primeira sensaçãozinha de frio, após os dias pra lá de quentes do verão. De manhã e de noite já não dá mais pra ficar só de camiseta... chinelinho de dedo... as folhas estão por toda a parte...
...o verão foi embora... e agora é o outono a dar boas-vindas... tingindo tudo com seus tons dourados...avermelhados! ;)
É época de maçãs... cogumelos... abóboras! Hummm!!! E uma xícara de chá durante a tarde volta a ter seu charme! brrr... muitos dizem que é uma estação melancólica... mas pra mim é charmosa e de uma cor deliciosa! ;)

Então, nesse clima nem tão frio... mas já não tao quente... resolvi fazer algo no forno!... e como já fazia algum tempo que queria fazer algum recheio com carne... por que não fazer algo bem temperadinho e dentro de trouxinhas de massa folhada? :)
O resultado foi...

TROUXINHAS DE MASSA FOLHADA
COM RECHEIO DE CARNE, MAÇÃ E ESPERCIARIAS
COM ALHO PORÓ E NOZES NA MANTEIGA


Ingredientes:

- 1 disco de massa folhada (fiz daquelas prontas!);
- 200 g de carne de vaca moída;
- 100g de carne de porco moída;
- 1 cebola picadinha;
- 1 caldo de legumes;
- 1/2 maçã verde picada;
- 2 colheres (de chá) de mostarda escura;
- 1 colher (de chá) rasa de mel;
- suco de 1/2 limão;
- 1 pitada de gengibre em pó;
- 1 pitada de canela em pó;
- 1 colher (de sopa) rasa de maisena;
- azeite;
- sal e pimenta moída a gosto.

- alho poró cortado em rodelinhas;
- nozes meio quebradas;
- manteiga e sal a gosto;
- pimenta moída;

Em uma panela com um fio de azeite, refogue a cebola picadinha e, em seguida, refogue também as carnes (de vaca e de porco) com o caldo de legumes e um pouquinho de sal.
Enquanto a carne está refogando, misture, em uma tijela, os pedacinhos de maçã com o suco de limão, a mostarda, o mel, o gengibre, a canela e a pimenta. Reserve.
Quando as carnes estiverem já um pouco cozidas, acrescente a mistura de maçãs, misture e deixe ainda no fogo, mexendo de vez em quando.
Quando as maçãs já estiverem cozidas, misture a colher de maisena e misture bem... até que a mistua fiquei um pouco cremosa e não se espalhe.
Retire do fogo e deixe esfriar.
Quando o recheio de carne e maçãs já estiver frio, abra o disco de massa folhada e corte em 4 partes. Distribua um pouco de recheio em cada parte e feche cada uma como uma trouxinha, apertando bem com as pontas dos dedos.
Distribua as trouxinhas em uma forma untada e leve ao forno até dourar a massa.
Para o alho poró, coloque a manteiga em uma frigideira e deixe esquentar um pouco no fogo. Quando a manteiga já estiver quente, acrescente o alho poró e as nozes. Tempere com um pouco de sal e pimenta moída a gosto e refogue por alguns instantes (até que o alho poró murche um pouquinho!).
Retire do fogo e sirva junto com as trouxinhas!

Buon appetito!!!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home