Sunday, June 29, 2008

Ótima pausa!...

Ahhhh... quem não gosta de um dedinho de prosa com um velho conhecido (ou com um novo amigo)... com vizinhos... e, claro, em família... nos cafés da manhã ou fim de tarde!?!?!... melhor ainda se acompanhado de uma xícara de café e um pedacinho de bolo! Hummm... que maravilha!....

Quando pequena, na casa dos meus avós era sempre assim!... e o cheiro do café torrado e e aquele doce perfume do bolo quente me trazem sempre aquela atmosfera da infância! :)

Engraçado que agora, em meio a todas essas recordações, uma curiosidade: acho que uma da primeiras receitas que realizei quase que totalmente sozinha foi um bolo! Sim, definitivamente as primeiras receitas que fiz foram de bolos... risos... quase todos de chocolate!.. uma velha paixão! ;)

Então na sexta, estava remexendo umas coisas na internet... em busca de inspiração... quando me deparei com uma foto de um bolo bicolor... ahhh, como eu gostava de bolo bicolor!!!!... e ali ensinava justo uma técnica, que o faria mesclar em partes iguais!... e assim, num final de semana inspirado, decidi experimentar!...

A técnica, no fim, não saiu exatamente como a receita do site propunha... mas acabei entendendo o porquê e como funciona a coisa! Quando reparti a massa em duas, pra acrestentar o chocolate, a massa escura ficou bem mais pesada do que a clara e, por isso, a massa escura acabou ficando mais concentrada na parte de baixo da assadeira. Na próxima vez, deixarei para misturar as claras em neve por último, nas duas misturas, o que deixará a massa escura mais aerosa e daí acho que o resultado pode ser aquele esperado! ;)

Se alguém se habilita... principalmente nos lugares, em que não está fazendo tanto calor como aqui!!!!... depois me contem!
Pena que nessa vida tão corrida... quase ninguém mais pare pra um bolinho com café!...


BOLO BICOLOR





Ingredientes:

- 4 ovos;
- 100g de açúcar;
- 3/4 de um copo (de 250ml) de leite morno;
- 1/2 de um copo (de 250ml) de óleo;
- 200g de farinha de trigo;
- 1 colher (de sopa) de fermento em pó;
- 1 colher (de café) de bicarbonato de sódio;
- 3 colher (de sopa) bem cheias de chocolate em pó (usei 2 colh. de cacau amargo e 1 colh. de chocolate adoçado);
- 1 pitada de sal;
- gotas de essência de baunilha.



Unte uma forma redonda (eu usei aquelas de fundo removível, forrada com papel manteiga!!!) e pré-aqueça o forno a 180 graus.

Batas as claras em neve com uma pitada de sal e reserve.

Em uma outra tigela, batas as gemas com o açúcar, até obter uma mistura homogênea e esbranquiçada. Então junte o óleo, a farinha de trigo, o leite, a baunilha e, por último, o fermento em pó.

Divida a mistura em 2 partes iguais e, em uma delas, acrescente as 3 colheres de chocolate, misturando bem.

Divida a clara em neve igualmente nas duas tigelas e misture com muita delicadeza, pra ficar bem aerado.

Então, sempre no centro da forma, vá alternando colheradas das duas massas. Primeiro uma colher da mistura clara, depois da escura e assim por diante... até acabar a massa... pingando sempre no centro, uma em cima da outra.

Leve ao forno médio (180 graus) até que, enfiando um palito, este saia limpo. :)

Bom café da tarde!!!


Labels: , ,

Saturday, June 28, 2008

Falando... abobrinhas!!!! ;)

Fazia tempo que não fazia abobrinhas! Confesso estar tão concentrada nos legumes mais en vogue, ou seja, aqueles típicos da estação do ano, que... pobrezinhas... quase me esqueci delas!
Mesmo porque é sempre aquela mesma história... "ah! abobrinha tem o ano todo!"...
Tudo bem... mas abobrinhas assim redondinhas, como as que vi ontem no mercado... ahhh... não tem o ano todo, nao! tsu tsu!!!...
Então peguei com muito cuidado minhas abobrinhas, três!... e feliz da vida fui logo inventar um modo de cozinhá-las! Uma coisa era certa, tinha que ser recheada!!! ;)
E apesar do calor que tem feito por essas bandas esses dias... enfrentei o vapor e o forno pra um prato, que, com certeza, pode ser saboreado tanto quente, quanto frio! :) E de um jeito simples, com ingredientes de todo o dia... mas toda toda ;) risos....


ABOBRINHAS RECHEADAS COM COUSCOUS
LEVEMENTE PICANTE DE ABOBRINHA, ALHO PORÓ E TOMATES



Ingredientes:

- 3 abobrinhas redondas;
- 2 cebola média cortada em pétalas finas;
- 1 alho poró em rodelinhas;
- 2 tomates picados;
- 1 xícara de couscous;
- cebolina e tomilho;
- pimenta seca e em pó;
- sal, pimenta-do-reino moída;
- caldo de legumes;
- azeite extra-virgem;



Lave bem as abobrinhas e cozinhe-as no vapor por mais ou menos 20 min.
Deixe esfriar um pouco e retite, com cuidado, a polpa, com uma colher não muito grande. Vá cavando, com cuidado para não furar a casca. O ideal é que ela fique oca e com uma casquinha bem fina! Reserve.
Refogue as pélatas de cebola com azeite e quando estiverem quase transparentes, acrescente a polpa das abobrinhas picadas e depois o alho poró.
Tempere com o caldo de legumes , sal, pimenta-do-reino e pimenta seca.
Depois adicione os pedacinhos de tomate e uma folhas de tomilho e cheiro verde picado.
Unte as "cascas" das abobrinhas com azeite e sal (por dentro e por fora!) e leve ao forno alto por uns 10 ou 15 min, com cuidado para não queimar!
Hidrate o couscous em 1 xícara e meia de água com azeite e caldo de legumes e, quando estiver, hidratado, junte à mistura refogada.
Retire as "cascas" de abobrinhas do forno e recheie com o couscous!
Para finalizar, salpique um pouco de pimenta em pó e raminos de tomilho e cebolinha.


Voilá!!!!

Labels:

Tuesday, June 24, 2008

Pequenas coisas, que fazem a diferença

O dia poderia ser um dia normal, como qualquer outro... a ida ao supermercado poderia ser caoticamente estrassante... e o almoço poderia ser sempre aquele "feijão com arroz"... saboreado quase que em automático, com o olhar perdido em algum ponto indefinido no horizonte a pensar numa lista imensa de coisas pra fazer ainda ontem...

Mas calma!!! Pára tudo!...

O dia só é um dia normal se a gente quer... e as idas ao supermercado pode virar um passeio interessante entre as novas novidades e aqueles velhos produtos, aos quais seremos sempre fiéis... uma especiaria... um azeite aromatizado... uma verdura ou legume fresquinho de estação... todas essas pequenas coisas podem fazer com que um simples prato adquira nuances de sabores e perfumes, que nos encham de prazer, transformando a rotina em um dia especial! ;)
E numa ida ao supemercado, meu almoço ganhou um toque asiático-ocidental, ao misturar alguns ingredientes específicos de cozinhas tradicionais.

BISTECA DE PORCO COM GENGIBRE FRESCO E MOSTARDA
EM CROSTA DE PIMENTAS
COM ARROZ SELVAGEM E BASMATI
COM CARDAMOMO

Ingredientes:

- 2 bistecas de porco;
- suco de limão;
- gengibre fresco ralado (um pedacinho);
- 1 colher (de sopa) de mostarda escura;
- sal a gosto;
- mix de pimenta-do-reino; pimenta-rosa e pimenta branca;


- 1/2 xícara de arroz basmati e arroz selvagem misturados;
- 1 cebola média e 1 alho picados;
- 3 ou 4 cardamomos;
- azeite e sal a gosto.


Tempere as bistecas com o suco de limão, o gengibre ralado, a mostarda e o sal e reserve.

Enquanto isso, comece a preparar o arroz, refogando a cebola, o alho e as sementes dos cardamomos no azeite.

Quando a cebola estiver transparente, acrescente o arroz e continue refogando mais um pouco.

E então acrescente 2 xícaras de água e regule o sal.

Deixe cozinhar em panela tampada (após levantar fervura) até o arroz estiver "enxuto" e cozido.

Para as bistecas, amasse o mix de pimentas com um rolo de macarrão e passe as bistecas de um lado e de outro.

Numa frigideira com um fio de azeite e já quente, coloque as bistecas e vá virando de vez em vez, até que a carne estiver cozida e dourada.

Sirva com o arroz.


Enjoy it!!!!


OBS. - O arroz ganha um sabor todo especial, se durante o cozimento, junto com a água, for acrescentada uma colher (de sopa) de leite de coco.

OBS 2 - Um vasinho de flores (ou mesmo algumas flores numa garrafinha, vidrinho ou copo) e guardanapos coloridos (mesmo os de papel) tambèem fazem toda a diferença ;)

Labels:

Saturday, June 21, 2008

Turco paulista ;)

A verdade é que nem sabia que este prato, ou melhor, salada (que poder e DEVE ser usada como entrada, com torrada ou pedacinhos de pão fatiado!), era turca! Tão comum lá na casa dos meus pais... principalmente naqueles dias de casa cheia... hummmm... é uma delícia!!!!... além de prática... pois você faz e deixa ali na geladeira, pra ser saboreada quando bate aquela fome! ;)
Descobri a origem do prato em andanças por esta internet afora! E não me surpreendi... quem nasce em São Paulo se acostuma, não com uma cozinha tipicamente paulista (visto que das tradições culinárias brasileiras é uma das menos ricas!), mas em compensação vive em meio a uma mistura de cozinhas, herdadas dos imigrantes, que ajudaram a construir essa capital saborosamente cosmopolita!...
Pastéis, pizza, kibes, sushis e esfirras... com o "chopps" gelado e viva a variedade paulista!!!! risos!...
E como um toquesinho aqui e ali não faz mal a ninguém... a salada de beringela turca, ou Patlıcan Salatası, que basicamente leva beringelas, alho, azeite e suco de limão... ganhou uma versãozinha mais recheada! ;)

Patlıcan Salatası



Ingredientes:
(para uma vasilha média cheia)

- beringela (1 grande ou 2 médias);
- 1 pimentão vermelho;
- 1 pimentão amarelo;
- 1 cebola grande;
- 3 dentes de alho;
- uva passa;
- nozes picadas;
- azeite;
- vinagre (eu usei vinagre de maçã!);
- 1 colher (de sobremesa) de açúcar;
- sal e pimenta a gosto;
- orégano.




Pré-aqueça o forno em 180 graus!
Lave as beringelas e corte em cubos não muito pequenos e as deixe de molho em água com limão e um punhado de sal.
Lave e corte os pimentões em tiras ou quadrados.
Corte a cebola em pétalas e o alho em lâminas finas.
Escorra os cubos de beringela e disponha-as numa forma grande, junto com os pimentões, a cebola, o alho...
Adicione também as uvas passas e regue tudo com um pouco de azeite e um pouquinho de vinagre. Tempere com sal, a colher de açúcar e pimenta moída e misture tudo com uma colher de pau.
Leve ao forno médio e deixe cozinhar (abrindo e mexendo de vez em quando!), até que os cubos de beringela estejam cozidos.
Retire do forno e regue com mais um pouco de azeite e adicione as nozes picada e um pouco de orégano!

Sirva como salada ou como entrada, com torradinhas.


Buon appetito!!!! :)

Labels: ,

Friday, June 20, 2008

In English, pleaaaseee!!!! ;)

... and Gingerslice is also on OSF!!! ;))))


There you can find some of my recipes in English version!

cheers!!!...



Labels:

Sunday, June 15, 2008

My taste of sunshine :)

"You are my sunshine, my only sunshine
You make me happy when skies are gray..."
Jimmy Davis and Charles Mitchell (1940)

Quer uma receita pra começar bem o dia??? Ahhh... pancakes (ou panquecas!!! ;) hummm!!!!... um dia assim não podia começar melhor!
Fazia tempo que folheava livros e revistas de brunch (refeição que sou fã de carteirinha!!!) e via receitas e receitas de pancakes... fofinhas, cheias de frutas frescas e cobertas de mapple syrup... e cada vez mais me convencia de que teria que fazê-las... mais cedo ou mais tarde!
Eis que numa manhã nublada, de céu cinza e vento lá fora... resolvi trazer um pouco do calor do sol pra dentro da minha cozinha e ainda de pijama reuni todos os ingredientes, apertei o play do estereo e uma nova manhã começou! Cheia de sunshine... :)))


PANCAKES WITH BANANAS, BLACKBERRIES
& MAPPLE SYRUP

Ingredientes:

(para mais ou menos 6 pancakes médias)
- 1/2 xícara de farinha de trigo;
- 1 colher (de sopa) rasa de açúcar;
- 1 colher (de sopa) de fermento em pó;
- 1 colher (de sopa) cheia de manteiga;
- 1 ovo;
- 1 pitada de sal;
- 1/2 xícara de leite;
- frutas frescas (eu tinha bananas e amoras!);
- mapple syrup.






Aqueça o leite, mas sem ferver.

Misture todos os ingredientes secos: a farinha, o açúcar, o fermento.
Bata o ovo com uma pitadinha de sal e vá acrescentando a manteiga derretida, o leite e a mistura seca, alternados.
Em uma frigideira, aqueça uma bolinha de menteiga e, quando estiver quente, depeje porções da mistura e, com o fogo não muito alto, espere até que se criem bolhas na parte de cima e então, com a ajuda de uma espátula, vire as pancakes e deixe até dourar.
Repita o mesmo procedimento com toda a mistura e disponha as pancakes em pratos, junto com as frutas e depois regue com o mapple syrup.
Se preferir, sirva com uma bolinha de manteiga por cima.
and have a nice day!!!!!! ;)

Labels:

Wednesday, June 11, 2008

Clafoutis aux cerises

Mexendo na minha bolsa, quase não acreditei... o que mais poderia encontrar entre sombrinha, carteira, bolsinha pra moedas, oculos de sol, creme para as mãos? Favas de baunilha. risos ;))))



Ainda com o sorriso nos lábios e ajeitando com muito cuidado as duas favinhas de volta na bolsa... pensando onde estaria minha cabeça pra esquecer as coitadas ali... a idéia dquele aroma, para mim, mais que familiar... me fez logo pensar em algo doce, suave e morno... como os fins de tarde vermelhos rosa de primavera...





Tinha cerejas... tinha baunilha... hummmm!!!... O que mais podia querer?



CLAFOUTIS AUX CERISES




Ingredientes:

- cerejas frescas (mais ou menos 200g);
- 100g de açúcar;
- 60g de farinha de trigo;
- 3 ovos;
- 1/2 fava de baunilha;
- 300ml de leite;
- 1 colher de brandy (eu usei um pouquinho de vodka aromatizada com baunilha!!!);
- açúcar de confeiteiro.



Pré-aqueça o forno a 180 graus e unte uma forma rasa redonda com manteiga.
Batas as claras em neve... depois junte as gemas... o açúcar... misturando tudo até obter uma mistura fofa e esbraquiçada.
Junte a farinha e depois o leite... em fio... batendo sempre!
Depois abra a fava de baunilha em duas e com a ponta da faca, retire as sementinhas e acrescente à mistura.
Por último adicione a bebida.

Disponha as cerejas lavadas e enxutas e com o caroço na forma untada. Com cuidado, despeje entre elas a mistura líquida.
Leve ao forno médio (sempre 180 graus) por mais ou menos 30 min.
Sirva morno com açúcar de confeiteiro!
Voilá!!!!

OBS: o Clafoutis é um doce de origem francesa, tradicionalmente feito com cerejas... mas que também pode ganhar diversas variações, como maçã, damasco, pera... etc etc... :) Tradicionalmente também é feito com as cerejas inteiras, ou seja, com caroço... visto que as cerejas sem caroço soltam mais líquido e alteram o tempo de cozimento... embora muitas pessoas hoje em dia o façam!






Labels: , ,

Sunday, June 08, 2008

Just a perfect day!

.. ou melhor, "just a perfect match!"... de coisas que ADORO!!! ;)

Os dias aqui ainda são de chuva... com algumas poucas aparições do sol! Uma primavera atípica para os padrões fiorentinos! No ano passado, neste mesmo período... já era quase verão! Mas agora, ainda ontem, saindo de uma sessão de cinema, fechei com as mãos uma jaquetinha de algodão até o pescoço... pois um ventinho bem fresco e úmido chegou tão logo estava na calçada!... brrr...


E "i cieli d'Irlanda" (os céus da Irlanda) parecem ainda longe de ir embora, provocando dias preguiçosos embaladdos no tirin-tim-tim... da chuva lá fora!... hummmmmm.... que preguiça!!!!...


Mas nas tardes de filmes... uma pausa pra um chá (devidamente black e com algumas gotas de leite!... risos! Talvez as freqüentes idas a países onde o chá tem lugar garantido nas pausas de relax despertaram essa velha paixão - sempre gostei de chá com leite!!! - um pouco deixada de lado no país do expresso!risos)... e idéias!!!! Tantas....

No pulo ao mercado no sábado de manhã... cerejas!!! Como estamos em pleno período, encontrei uma caixa enorme em promoção!... ando mais um poquinho... e salmão... uhmm... também este em promoção! :) Pronto... dos ingredientes ao menu foi simples! Já tinha meu menu do final de semana!!!!!...

Tempo atrás, folheando uma revista, tinha visto essa idéia de cozinhar, no vapor, o salmão com aspargos...


DO VAPOR À MESA...

So mudei, ou melhor, adpetei o molhinho ao que tinha na geladeira! ;)

SALMÃO E ASPARGOS NO VAPOR COM MOLHO DE QUEIJO COTTAGE,MANJERICÃO, CEREJAS FRESCAS E MEL


Ingredientes:

- 1 pedaço de salmão cortado em "filés" bem finos;
- aspargos;
- folhas de majericão fresco;
- queijo tipo cottage;
- cerejas frescas;
- azeite a gosto;
- mel;
- sal grosso pra temperar o salmão;
- sal e pimenta moída a gosto.


Numa panela ou numa máquina que cozinhar no vapor, prepare uma caminha com as folhas de manjericão.

Tempere o salmão com um pouquinho do sal grosso e enrole cada "filé" em um aspargo.


Coloque o salmão com os aspargos sobre a caminha de manjericão e cozinhe no vapor por mais ou menos 15 minutos.


Enquanto isso, prepare o molho, misturando o queijo tipo cottage com manjericao e cerejas cortados bem miudinho. Depois misture um pouquinho de mel e um pouco de azeite. Finalize com a pimenta moída.


Quando o salmão e os aspargos estiverem prontos, sirva com o molho.


Sim... mas peraí que não pára por aqui não! Risos ;) ... ainda tem mais cerejas!!!!!....


Aliás, esta é uma receita que queria tentar faz tempo... por 2 motivos: primeiro porque ADORO brownies e ADORO cerejas... e segundo porque era a receita preferida, ou melhor, que mais inspirava meu maninho no livro que ele me deu de aniversário :))))


Um segredinho porém! Na receita original, a fruta vermelha utilizada não é a cereja... mas desde que vi a foto, pra mim eram cerejas... e cerejas foram ;)


CHOCOLAT CHERRY BROWNIES


Ingredientes:

- 3 tabletes de 200g mais ou menos de chocolate (eu usei 2 tabletes meio-amargo e 1 tablete ao leite!);
- 75g de manteiga;
- 1/2 xícara (de chá bem rasa) de açúcar mascavo;
- 2 ovos;
- 1 pitadinha de sal;
- 1/2 xícara (de chá bem rasa) de farinha de trigo;
- cerejas frescas sem caroço cortadas ao meio.



Pré-aqueça o forno a 180 graus e unte uma forma quadrada ou várias forminhas de muffins.


Em "banho-Maria", derreta a manteiga e os tabletes de chocolate, cortados em pedacinhos.


Quando estiver tudo bem derretido, retire do fogo e acrescente o açúcar... e depois os ovos, a pitada de sal... mexendo sempre.


Depois acrescente a farinha e, por último, as cerejas.


Despeje a mistura na forma untada e leve ao forno por mais ou menos 25 ou 30 minutos.


Espere esfriar e corte em quadradinhos!





voilá!!!!!

Labels: , ,