Thursday, September 20, 2007

"Rien ne se perd, rien ne se crée, tout se transforme"


Dizia o sábio Antonie Lavoisier, químico francês. Na natureza, na Química e na cozinha realmente nada se cria, nada se perde e TUDO... tudo mesmo se transforma!
E vem cá! Quem não gosta de mudar um ingrediente ou outro numa receitinha? Acrescentando um pouquinho disso ou menos daquilo e fazendo também tua aquela velha receita... o famoso "toque pessoal" ou "marca registrada".... ADORO! ADORO! ADORO!... ainda que algumas vezes o resultado não seja bem aquele que esperávamos, tantas outras vezes a novidade pode surpreender... por isso que rufem tampas e panelas... a palavra de ordem é transformação! ;) eheheh...


E como
habitué dessa alquimia gastronômica - mas já adiantando que essa receita era já maravilhosa! - ... transformei de leve uma torta de limão divina de um chef que admiro muito, do Álvaro Rodrigues.
Essa torta è feita em 3 etapas e vale muito a pena!!!!...

E mãos à massa!...


TORTA DE LIMÃO

Ingredientes:
MASSA (1a etapa):
- 1 pacote de bolacha maisena triturados lo liquidificador;
- 120 g de manteiga em temperatura ambiente;
- 1 colher (das de chá) de raspas de limão.
PRIMEIRO RECHEIO (2a etapa):
-200 g de chocolate branco picado;
- 1/2 lata de creme de leite sem soro;
-1/4 xíc. (de chá) de suco de limão coado;
- raspas de limão a gosto.
SEGUNDO RECHEIO (3a etapa):
- 1 lata de leite condensado;
- a mesma medida de suco de limão coado;
- raspas de limão a gosto.
Unte uma forma de fundo falso e reserve. Enquanto isso, triture as bolachas maisena bem fininho com a ajuda de um liquidificador. Adicione a manteiga e as raspas de limão e misture bem com as mãos, até obter uma massa homogênea.
Espalhe a massa na forma untada, apertando com as pontas dos dedos. Leve ao forno médio (180 graus) por cerca 15 min. Retire do forno e deixe esfriar.
Para o primeiro recheio, coloque o os pedaços de chocolate branco em "banho Maria" e depois de derretidos, acrescente o suco de limão e o creme de leite e as raspas, mexendo sempre.
Espalhe a mistura sobre a massa já fria (ou morninha). Reserve.
Prepare uma mousse, misturando bem o leite condensado com o suco e as raspas de limão. Aqui você vai perceber que só o fato de mexer com a colher, já é suficiente pra endurecer o creme (pois o limão "talha" a mistura!). Espalhe o segundo recheio sobre o primeiro.
Para finalizar, você pode espalha ainda uma camada de chantilly! Ou então, enfeitar (como na figura) apenas com fatias de limão.
Leve a geladeira até a hora de servir!

OBS: essa torta fica muito boa também usando suco de maracujá no lugar do suco de limão! ;)


Voilá!!!

Labels:

Friday, September 14, 2007

Just an apple or also a pie?

"But I, when I undress me
Each night, upon my knees
Will ask the Lord to bless me
With apple-pie and cheese."

Eugene Field

Ainda pensando no vai-e-vem (vai pro trabalho, vem pra casa; "olha que tá faltando leite!";"tô atrasada pra academia!"; "ichi! Hoje tem gente pra jantar!")... na correria que é a tal da vida moderna (mas nem tanto moderna, pois no futuro dos filmes da nossa infância, as tortas eram feitas apertando um botãozinho! risos... ainda bem, pois ficaria onde a criatividade, o jeitinho?)... trago aqui uma receitinha, que é rápida e muito fácil, mas que quando você apresentar num jantarzinho informal entre amigos, ou mesmo numa ocasião mais séria com os pais dele, vai parecer que você passou hooooras na elaboração! rsss ;)

A receita é uma adaptação da clássica, lindinha e comportada apple-pie, nascida very English antes mesmo de Chaucer com seus "Canterbury Tales", que através dos anos virou a verdadeira "beleza americana"... não será a toa que dizem "as American as apple-pie!".

E no embalo dos cup-cakes e
finger food, ou seja, em mini porções, também essa vem em "pocket version!"


Ingredientes:

- 4 maçãs não muito pequenas;

- 2 discos de massa folhada;

- uma ricota pequena;

- uvas-passas;

- nozes;

- uma ou duas colheres de leite condensado.

Limpe as maçãs e, com uma faquinha, recorte a tampinha na parte do cabo. A seguir, com a ajuda de uma colherinha, retire as sementes de um pouco da polpa da maçã, deixando-a oca. Reserve a maçã e a tampa.

Numa tijela, amasse a ricota e misture as uvas-passas, as nozes e o leite condensado. Se preferir, pode polvilhar também um pouco de canela à mistura.

Com a ajuda de uma colher, recheie as maçãs com a mistura de ricota, nozes e uvas-passas e cubra com a tampinha.

Recorte os discos de massa folhada em tiras largas e vá envolvendo até cubrir as maçãs.

Disponha-as em uma forma untada e leve ao forno médio até que as maçãs estejam cozinhas e a massa esteja dourada.

Em seguida, retire-as do forno e polvilhe açúcar de confeiteiro.

Sirva morna!

Enjoy it!!!! ;)

Labels:

Sunday, September 09, 2007

Lanchinho: um novo conceito

... e quem disse que um lanchinho pode ser so aquele feito com duas metades de pão + recheio!?!? ehehe ;)

Lanche ou casadinho (como queiram!), a receita que proponho, além de simples e rápida, causa uma ótima impressão na mesa! :)

E vamos lá!...


Ingredientes:
(para mais ou menos 12 "lanchinhos")

- 4 beringelas grandes;
- provolone cortado grosseiramente;
- 2 ou 3 tomates médios;
- azeite;
- vinagre;
- sal e pimenta a gosto.


Lave as beringelas, tire a parte do cabinho e cozinhe em água fervendo com um pouquinho de sal e vinagre, até que fiquem ligeiramente macias (OBS: não deixe que as beringelas cozinhem demais! Elas devem estar macias, mas firmes o suficiente para serem cortadas em rodelas!);

Quando estiverem mornas, corte as beringelas em rodelas (não muito finas);

Fatie também os tomates e tempere com um pouco de sal, azeite e pimenta;

Numa forma, disponha as fatias de beringela (com espaço entre elas) e, por cima de cada uma, uma fatia de tomate e um pouco de queijo provolone. Repita a operação mais duas vezes. E ele ao forno médio até que as beringelas terminem o cozimento.

Na hora de servir, se gostar, coloque um pouco de pesto genovês (manjericão, alho, parmesão, pinolis e azeite) por cima e...


Voilá!!!!.... bom apetite!!!


Labels:

Sunday, September 02, 2007

Melhor do mundo!!!!


Se acontece de um dia você se encontrar no centro da Itália, lá pras bandas da Toscana e mais especificamente nas redondezas de Siena... é quase que um dever, para um curioso ou nao por gastronomia, dar um pulinho até San Gimignano! :)

De arquiterura medieval, o centro histórico de San Gimignano, com tantas lojinhas de artesanato ou de produtos típicos locais, faz parte do patronônimo histórico da humanidade da UNESCO.

Além da aquitetura e do artesanato, a cidade é conhecida também pela tradição na produção do Vernaccia di San Gimignano, um vinho branco DOCG (ou seja Denominação de Origem Controlada e Garantida), além de term sido em 1986, o primeiro vinho italiano a receber a marca DOC.

Mas não é só isso!!! ;) Lá você também outros tantos produtos típicos, como os salames (um muito bom é de carne de javali selvagem feito com vinho!), carne de caça (javali, lebre, faisão...) e cinta senese (este também merece ser experimentado! Cinta senese - e lê-se "tinta senese" - é uma raça de suíno com origem bem antiga das colinas de Montemaggio e Chianti) vinsanto, panforte (doce típico do período de Natal, feito frutas, amendoas e especiarias), etc...


É nessa cidadezinha medieval, perdida nas colinas toscanas, que existe o melhor sorvete, na mais famosa sorveteria do mundo! Pasmen, é verdade!...

Bem na praça da cisterna, no coração do centro histórico, está a Gelateria di piazza, onde Sergio Dondoli (o maestro dos sorvetes ser docente na Gelato University) prepara os sorvetes mais incríveis!...

Tive a oportunidade de experimentar três de suas especialidades, o sorvete de açafrão de San Gimignano com pinoli de Pisa, o de espumante com grapefruit (com uma textura pra lá de delicada!) e o sorbetto ao vinho Vernaccia.


Fica pra próxima vez experimentar a "Crema di Santa Fina" (creme à laranja, aromatizado com favas de baunilha Bourbon); "Dolceamaro" (sorvete de creme aromatizado com ervas e trabalhado com chocolate e café). Hummm!!!...

Fica a dica!!!! ;)

Labels: ,