Tuesday, July 31, 2007

A história de uma pimentinha redonda...

ou melhor, redondinha... ou, como dizem por aqui... tonda... que conquistou meu paladar!

Foi meio que "amor a primeira vista" quando vi aquela pimentinha toda diferente em sua "redondeza", brilho e cor! A princípio, quando a vi - ou melhor dizendo, quando as vi (pois eram várias) acomodadas em uma caixa da seção de verduras & legumes de um supermecado - pensei que fossem morangos, pelo tamanho e forma... mas não senhor.... morangos não são lisos e brinlhantes! Então, mais do que depressa, fui logo curiosar! Eram lindas, vermelhas e redondas pimentas! Hummm... que água na boca!!!!...


E metida a chef que sou, já fui logo imaginando como as podia preparar. Por causa daquele "formato peão", algo me dizia que a melhor forma de saboreá-las era preparando-as com algum recheio... e talvez quentes... no forno! hummm!!!...


Na internet encontrei-as lá... recheadas... mas quase sempre em conserva... com alice e alcaparras... mas aquele meu "amor" exigia algo mais quente! ;)


Decidi então deixar as opções da internet de lado e seguir meu instinto... e cedendo às tentações da carne... preparei-as no forno, numa micro versão dos primos pimentões! Tchanan... Ed ecco il risultato!...




PIMENTINHAS REDONDAS RECHEADAS


ingredientes:


10 pimentinhas redondas maduras (peperoncini tondi);
100g de carne de vaca moída;
1 cebola picadinha em cubos;
molho de pimenta (de sua preferência);
caldo de carne;
sal, azeite;
2 tomates batido grosseiramente;
farinha de rosca.



Prepare a carne moída, refogando os cubinhos de cebola no azeite e misturando a carne moída com os temperos (molho de pimenta, caldo de carne e sal a gosto).

Quando cozida, acrescente os tomates batidos e experimente o sal.

Deixe ferver mais um pouco e acrescente uma ou duas colheres (de sopa) não muito cheias de farinha de rosca. Nesse momento a mistura da carne vai ganhar uma consistência de uma massa não muito dura. Deixe ainda alguns minutos no fogo antes de desligar e reservar.

Lave as pimentas, corte a tampa e retire as sementes com a ajuda de uma colherinha de chá.

Unte uma forma com azeite ou manteiga, vá recheando as pimentinhas com a "massa de carne moída" e acomodando-as na forma.

Depois coloque-as pra assar em forno médio até que elas muchem um pouco e fiquem macias.

Retire do forno e sirva com arroz branco.



Bom apetite!!! ;)

Labels:

Sunday, July 29, 2007

Finalmente!!!!...

... E em grande estilo! ;)


Sei que foram 3 longos meses sem sequer uma receitazinha e peço desculpa a todos aqueles que, em vão (mas nem tanto!), vinham dar uma espiadinha... por isso, a vocês, que já conhecem e de vez em qdo vêem dar uma olhadinha, mas também àqueles que estão chegando agora fiz questão de retomar essa velha cozinha aqui em grande estilo ;) ... voilà!...


TORTA DE ABOBRINHA COM QUEIJO "CRESCENZA"


Ops... que nomão estranho pra um queijo... vocês devem estar pensando! Bom, a crescenza é um daqueles queijos moles, de sazonamento rápido. É um queijo italiano originário da planície padana e da zona sul de Milão, zonas típicas na produção dos tais "queijos moles". O nome crescenza vem da palavra "carsenza", que significa "foccacia". Pois é... se vocês estão pensando... "mas... focaccia? Como aquele pão???" ... A resposta é: "sim! Isso mesmo!". Porque a principal característica deste queijo é que, se mantindo em ambiente quente, fermenta e cresce... assim como acontece com a fermentação dos pães. Na Itália, ainda que seja um produto do norte, a crescenza é consumida praticamente em todas as regiões - cada uma com uma tradição de consumo: mais ou menos cremosa, com ou pouco sal... e assim por diante!
No Brasil, o ideal é usar um requeijão mais consistente!...


Ingredientes:


PARA A MASSA DA TORTA:
(Massa brisè)

200 g de farinha de trigo;

100 g de manteiga gelada;
1/2 colherinha (de chá) de sal.


PARA O RECHEIO:

4 abobrinhas "italianas" médias;
200g de queijo tipo "crescenza" ou requeijão mais consistente;
1/2 cebola pequena;
3 ovos;
2 colheres de azeite;
sal e pimenta a gosto.


***

Para a massa, misturar com os dedos, em uma tijela, a farinha de trigo com a manteiga cortada em cubinhos, até que a manteiga tenha sido absorvida pela farinha e o resultado seja uma massa granulosa, meio farofa.

Faça, com as mãos, uma buraco no centro da massa e coloque um pouco de água fria e o sal e vá misturando até obter uma massa macia e homogênea. Se necessário, acrescente um pouquinho mais de água!

Faça uma bola com a massa, cubra com uma película plástica e deixe na geladeira descansando por mais ou menos meia hora.

Aproveite este tempinho para preparar o recheio!

Corte as abobrinhas em rodelinhas finas e refogue numa frigideira com azeite e a cebola cortada em cubinhos até que fiquem macias. Retire do fogo e deixe esfriar.

Bata os ovos e acrescente o sal e a pimenta.

Quando morna, acrescente aos ovos batidos a abobrinha refogada. Misture tudo e acrescente também pedacinhos de queijo.

Abra a massa e distribua-a em uma assadeira redonda de 24 cm de diâmetro (aquelas de fundo falso) untada ou forrada com papel manteiga.

Coloque o recheio e vá dobrando as abas da torta para dentro.

Obs: se são amantes de queijos, como euzinha aqui, salpicar um pouco de parmesão ralado por cima, no final.

Leve ao forno médio (180 graus) por mais ou menos meia hora ou até que esteja dourada.

Desenforme e espere alguns minutos antes de servir!



Buon appetito!!!!!!

Labels: